Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99332-3358

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Solenidade de Theotokos

nossa (2)

  •  1ª Leitura – (Nm 6,22-27)
  • Salmo – Salmo 66
  • 2ª Leitura – (Gl 4,4-7)
  • Evangelho – (Lc 2,16-21)

 

Solenidade de Theotokos ou Solenidade da Santa Mãe de Deus ocorre em 1º de Janeiro. É uma das solenidades mais antigas da Igreja, com evidências de ser comemorada desde os primeiros cristãos que se reuniam nas catacumbas de Roma no tempo das perseguições. Inscrições de “Theotókos” (Maria, mãe de Deus) foram encontradas nas paredes dessas catacumbas.

A cor litúrgica é a branca. São feitas duas leituras e entoa-se o Hino de Louvor. É rezado o prefácio eucarístico próprio para a Solenidade deste dia. Ao lado de Nossa Senhora, celebramos o Dia Mundial da Paz, o Ano Novo. Após o início do Tempo do Natal, concluímos as Oitavas de Natal com esta solenidade da Santa Mãe de Deus.

No dia 02/01 (missa das 7:00 e 19:30) e no dia 03/01 (missa das 7:00), entramos na liturgia das Férias do Tempo do Natal, nos dias antes da Epifania. Neste período, não se canta mais o Hino de Louvor, como ocorreu durante as Oitavas de Natal. Os evangelhos deste dias evidenciam o testemunho de João Batista acerca de Jesus como o Coreiro de Deus.

Durante o Advento, estas leituras também foram feitas, porém com o caráter de preparação para o Natal. Agora, em pleno Tempo Natalino, reafirmamos a natureza Divina de Jesus, bem como sua missão ao ser enviado dos céus.

Continuaremos a celebrar a encarnação,nascimento e manifestação de Jesus, até o dia 11/01/2015.

Theotokos – Mãe de Deus

Mas como podemos dizer que uma humana, Maria, é mãe de Deus?

Jesus é o Verbo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, portanto existe desde sempre, assim como o Pai e o Espírito Santo. Porém, esse Deus que nos ama resolveu encarnar e nascer de uma mulher para nos salvar da morte e do pecado.

Sendo Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro Homem desde o ventre de Maria, sua mãe é, portanto, a mãe de Deus.ano

Devemos sempre começar nosso ano com essa missa, pedindo à Santa Mãe de Deus e também nossa que nos abençoe e nos dê forças para seguir seu exemplo de dizer sempre sim a Deus em nossa vida.

Em Nossa paróquia, esta missa será celebrada no dia 31/12/2014, às 20:00 e no dia 01/01/2015, às 8:30 e 19:00. Na celebração da noite de Ano Novo, há o acréscimo da liturgia da paz, e o canto da Ladainha da Paz.

Carolina Faustino – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

——————————————————————————————————————————————————-

  •  1ª Leitura – (Nm 6,22-27)
  • Salmo – Salmo 66
  • 2ª Leitura – (Gl 4,4-7)
  • Evangelho – (Lc 2,16-21)

1ª Leitura

22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23“Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24‘O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’

27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.

Salmo

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,/ e sua face resplandeça sobre nós!/ Que na terra se conheça o seu caminho/ e a sua salvação por entre os povos.

— Exulte de alegria a terra inteira,/ pois julgais o universo com justiça;/ os povos governais com retidão,/ e guiais, em toda a terra, as nações.

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,/ que todas as nações vos glorifiquem!/ Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,/ e o respeitem os confins de toda a terra!

2ª leitura

Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá — ó Pai!

7Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus

Evangelho

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.

17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.

19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.

20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.