Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Semana Santa – últimos dias da Quaresma

agonia-de-jesus-no-horto-das-oliveiras

A Oração no Horto das Oliveiras

  • 30/03 – (Is 42,1-7) , Salmo 26 , (Jo 12,1-11)
  • 31/03 – (Is 49,1-6) , Salmo 70 , (Jo 13,21-33.36-38)
  • 01/04 – (Is 50,4-9a) , Salmo 68, (Mt 26,14-25)
  • 02/04 (Missa da Manhã – Missa do Crisma) – (Is 61,1-3a.6a.8b-9) , Salmo 68, (Ap 1, 5-8) , (Lc 4, 16-21) 

Com o Domingo de Ramos, a Igreja inicia a Semana Santa. Este período não é um tempo litúrgico, mas uma denominação que abrange diversas liturgias; da Quaresma, passando pelas celebrações da entrega de Jesus (Ceia do Senhor e Paixão do Senhor), culminando com o início do Tempo Pascal (Vigília Pascal e Missa do Dia da Páscoa). A cor litúrgica nestes dias é o roxo e não se canta o glória ou Aleluia, como em toda a Quaresma. O prefácio eucarístico é o Prefácio da Paixão II.

O Tempo da Quaresma possui algumas subdivisões. Na primeira etapa, que compreende os dias da semana entre a Quarta-feira de Cinzas e o 5º Domingo da Quaresma, refletimos sobre o perdão, a penitência e a conversão. Na 5ª Semana da Quaresma, passamos a recordar sobre acontecimentos que levaram à condenação de Jesus, por parte dos Sumos Sacerdotes do templo. No período em que estamos agora, a Semana Santa, as leituras do Tempo da Quaresma nos levam para os acontecimentos imediatamente anteriores à Paixão de Jesus, incluindo alguns diálogos de Jesus com os discípulos, durante a Ceia do Senhor.

Este período é considerado muito importante, pois nos prepara para acontecimentos muito próximos. Comparando este período com as férias comuns (dias da semana do Natal, da Páscoa e do Tempo Comum) e com as férias de preparação (dias da semana do Advento e da Quaresma), os dias da Semana Santa são mais importantes. No Advento, também celebramos um período de igual importância, que vai do dia 17/12 até 24/12 (missa da manhã), conhecido como Semana Santa do Natal.

Programação da Paróquia

Nestes últimos dias da Quaresma, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora fará celebrações tradicionais da Semana Santa, juntamente com as missas.

30/03 – Missa às 7:00.  Missa e Celebração do Terço Luminoso, às 19:30.

31/03 – Missa às 7:00.  Missa e Celebração das 7 Dores de Maria, às 19:30.

01/04 – Missa às 7:00. Missa e Via Sacra, às 19:30.

02/4 – Não haverá missa às 7:00, mas haverá a celebração da Missa da Ceia do Senhor, às 20:00.

Missa da Crisma – Missa dos Santos Óleos

A última missa da Quaresma é celebrada na Quinta-feira Santa, no período da manhã. Esta missa é conhecida como Missa do Crisma. e é celebrada apenas na sede da Diocese local. No caso de Campinas, a missa é celebrada na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, sede da Arquidiocese de Campinas.

A missa é conduzida pelo Arcebispo, Dom Airton José dos Santos, acompanhado dos sacerdotes ligados a igrejas da Arquidiocese. Nesta missa, o presidente fará a benção dos Santos Óleos, os quais serão usados durante todo ano, para a realização dos sacramentos (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos). Também ocorre a renovação das promessas sacerdotais por parte dos padres.

Na Quinta-feira Santa, durante a Ceia do Senhor, Jesus institui o sacramento da Eucaristia, mas também institui o sacramento da Ordenação, ao delegar a perpetualidade da celebração da Eucaristia a seus discípulos. Por isso, neste dia, os sacerdotes renovam suas promessas feitas no dia de sua ordenação sacerdotal. Como a Missa da Ceia do Senhor é uma solenidade, a Igreja celebra a renovação das promessas e a benção dos Santos Óleos na missa matutina, deixando a celebração do ministério principal, a Eucaristia, para a Ceia do Senhor.

Apesar de ser parte da Quaresma, a cor litúrgica desta missa é o branco, já que nos aproximamos da Páscoa e celebramos uma ocasião solene. Há duas leituras, o salmo e o Evangelho, além de ser entoado o Hino de Louvor. Não se canta o Aleluia nesta ocasião.

prop

Dom Airton celebra a Missa dos Santos Óleos

Para todos nós, uma ótima Semana Santa e uma Santa Páscoa!

Por Thiago – Cantinho da Liturgia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

 

 

——————————————————————————————————————————————————-

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.