Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 01/04/2016

Santuário Nacional de Anchieta apresenta Bula de Canonização neste domingo

{A8DAB78E-CE07-D8A0-EC78-1DCD7A04AB23}Para comemorar os dois anos de canonização de seu santo, o Santuário Nacional de São José de Anchieta (foto) fará a apresentação da Bula Papal de Canonização, durante a missa deste domingo (03/04), às 10:30. O documento, enviado do Vaticano e assinado pelo Papa Francisco, insere definitivamente Anchieta no catálogo dos santos da Igreja Católica e permanecerá no Santuário.

“A Bula é desfecho de um processo que levou mais de 400 anos. É um belíssimo documento, produzido em pele de cabra, com letras bordadas, em que Francisco decreta, como sucessor de Pedro, que José de Anchieta tem virtudes que devem ser olhadas por todos os católicos”, afirma o reitor do Santuário, padre César Augusto dos Santos.

No ano passado, para comemorar a mesma data, foi criada a missa do Peregrino, às 10:30 de domingo, dedicada especialmente a visitantes e turistas que passam pelo Santuário. Padre César explica que São José de Anchieta foi considerado santo porque viveu de maneira heroica as virtudes humanas.

“Ele foi declarado santo porque deu um testemunho forte de obediência, de amor ao próximo e de integridade, por isso é chamado de apóstolo do Brasil. Porém, é importante notar, que São José de Anchieta é considerado também herói nacional, tendo seu nome inscrito no Livro de Aço, em Brasília”, explica padre César.

A Bula de Canonização será mantida no Santuário, sendo exposta esporadicamente para não se deteriorar devido à luz e à temperatura.

São José de Anchieta nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), em 1534, sendo enviado ao Brasil pela Companhia de Jesus com 19 anos. Em nosso país, ajudou a fundar as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, e Guarapari e Anchieta, no Espírito Santo. Anchieta teve papel fundamental na unidade do país, em termos de território, língua e fé, durante as invasões dos franceses. Em 2014, foi canonizado pelo Papa Francisco no dia três de abril.

A missa será transmitida pelo portal G1: https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/03/g1-transmite-missa-de-2-anos-de-canonizacao-de-sao-jose-de-anchieta.html

Por Santuário Nacional de São José de Anchieta