Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 07/07/2016

Religiosas polonesas adotam espiritualmente aos voluntários da JMJ

Boromeuszki Trzebnickie (34)Faltando poucas semanas para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia 2016, são inumeráveis as iniciativas que se desenvolvem em torno dos jovens que se encontrarão para o evento global, mas não muitas se dirigem aos voluntários, que doam seu tempo para colaborar com toda a logística do encontro.

Inspirada em um dos frutos da misericórdia – tema central da JMJ e do Ano Santo convocado pelo Papa Francisco -, e dirigida especialmente aos jovens voluntários que vem trabalhando incansavelmente e intensamente para esta jornada, nasceu a iniciativa “Adoção Espiritual”.

A proposta é da Congregação das Irmãs da Misericórdia de São Borromeu, situada em Trzebnica, Polônia; e consiste em adotar espiritualmente aos voluntários da JMJ.

“Pensamos que nossa melhor resposta era a oração. Evidentemente, nossa congregação apoiou espiritualmente aos organizadores através da oração pela feliz realização dos objetivos desde que iniciaram os preparativos para a JMJ, mas não era suficiente. Nós somos Irmãs da misericórdia, fazemos um quarto voto a Deus, o voto da misericórdia, o que sempre exige olhar a realidade de forma criativa e chegar a todas as pessoas”, comentou a Irmã Wiera Isachenko da dita Congregação, que é citada em nota difundida pelo website oficial da JMJ Cracóvia 2016.

A religiosa comentou que a ideia nasceu durante algumas reuniões que tiveram com jovens voluntários, que compartilharam seus medos, mas também seus sonhos, ideias e projetos; e as Irmãs viram que a melhor forma de colaborar era por meio da oração.

Comenta que desde que começaram com a iniciativa, os pedidos de oração foram vários, mas oram, sobretudo, pelas graças necessárias para o bom desenvolvimento da JMJ, quer dizer, a unidade, a fortaleza, o valor e a força física. Também há voluntários que solicitaram algumas intenções especiais às suas mães espirituais.

“Creio que aos jovens, a ideia de que uma Irmã em particular reze por eles diariamente, os anima e os ajuda nestes tempos que não são tão fáceis. Além disso, inevitavelmente, nasce um grande fruto de unidade e nós sentimos muita força nesta união”, assinalou a Irmã Isachenko.

Estas orações não são somente para os voluntários poloneses, mas para todos os voluntários que apoiarão a JMJ. Até o momento as religiosas já receberam mais de 300 pedidos de oração, tanto de seu país, como dos Estados Unidos e da Alemanha; mas querem receber mais. Por esta razão colocaram à disposição sua fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/SMCB.Boromeuszki/), para que os jovens voluntários enviem seus pedidos de oração através de mensagens privadas e o tema “Adoção Espiritual” no assunto. Elas responderão a cada jovem com o nome da Irmã que será sua mãe adotiva.

Mas este não é o único trabalho que as religiosas vem realizando por ocasião da JMJ, já que as Irmãs colaboram com a formação dos jovens nos lugares onde se encontram as casas da Congregação, e são grandes difusoras do encontro mundial: gravaram o hino da jornada em russo e gravaram também um vídeo musical em vários idiomas que está inspirado na mensagem da Divina Misericórdia.

Por Gaudium Press