Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 06/04/2016

Refugiados: Papa estuda viagem à ilha de Lesbos, na Grécia

AFP5027973_ArticoloO Papa Francisco estuda uma nova viagem. Depois de ter passado por Lampedusa, ponto forte na crise de refugiados, em 2013, ele tem como destino a ilha grega de Lesbos, que acolhe muitos dos refugiados que tentam chegar à Europa através do Mediterrâneo [na foto, criança dorme na Ilha de Lesbos após ser resgatada de travessia do Mar Egeu] .

Desde o acordo entre a União Europeia e a Turquia, em março, os refugiados que chegam à ilha de Lesbos estão sendo instalados num campo fechado. A imprensa italiana aponta como data para a viagem do Papa o dia 15 de abril. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou à agência ANSA que este tema está sendo discutido, ainda há contatos a fazer. “Não desminto as notícias, mas de momento não posso acrescentar nada porque não há decisões, datas ou programas definidos”, acrescentou.

Nesta segunda-feira, 4, os primeiros grupos de migrantes foram enviados de volta da Grécia à Turquia, iniciando a execução de um acordo alcançado com a União Europeia. Este acordo prevê a devolução de todos os migrantes irregulares que entrem nas ilhas gregas.136 migrantes de diferentes nacionalidades embarcaram em navios de passageiros contratados pela Frontex na ilha de Lesbos.

A Igreja Ortodoxa da Grécia revelou hoje que aceitou a sugestão do Papa Francisco, que quer visitar o país para chamar a atenção para os problemas dos refugiados que fogem de conflitos e o impacto da sua chegada à Europa.

O Santo Sínodo, órgão administrativo da Igreja Ortodoxa grega, referiu em comunicado que a viagem visa ainda promover a paz na região do Mediterrâneo, atingida por conflitos com “um efeito destruidor nas comunidades cristãs”.

Por Canção Nova, com Agência Ecclesia