Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 05/07/2016

Preservação da memória dos santos do continente americano

Santa_Rosa_de_Lima_EbrafolCom o objetivo de preservar a memória e propor o testemunho dos santos do continente americano, no contexto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) promoverão, de 27 a 30 de agosto, em Bogotá, na Colômbia, o Congresso Internacional com o tema “Neste Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que um vento impetuoso de santidade sopre em todas as Américas”.

O evento terá a participação do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, que fará a conferência inaugural com o tema “Este é o grande tempo da misericórdia”. Também participará o prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet, que abordará o tema “A missão da Igreja de testemunhar, anunciar e viver o mistério e o evangelho da misericórdia no continente americano”.

Durante o Congresso, um espaço será dedicado à dimensão misericordiosa das santas místicas, como Rosa de Lima [foto] e Teresinha dos Andes, e aos santos que dedicaram sua vida aos desamparados, como Santa Francisca Javier Cabrini – “a mãe dos emigrantes” nos Estados Unidos –, São Pedro Claver na Colômbia, Martín de Porres no Peru, Alberto Hurtado no Chile, entre outros.

Na programação, está prevista uma visita a 30 obras de misericórdia presentes na arquidiocese de Bogotá. O Congresso também contará com a realização do mural “Testemunhas da Misericórdia”, no qual os participantes do evento poderão incluir os nomes de testemunhas de santidade e misericórdia de cada um de seus países.

Iniciativa

A cada semana, o Celam recorda, em seu boletim de notícias, o testemunho de um dos santos escolhidos “cujas vidas foram transformadas pela presença divina em rostos ou mensageiros da misericórdia de Deus para os povos da América Latina, o continente e o mundo”. A séria chamada “A caminho do Congresso da Misericórdia” ainda apresenta o respectivo texto do rito de canonização.

Já foram lembrados São Martín de Porres, do Peru, o primeiro santo mulato da América; e São Juan Diego, o indígena pertencente ao povo Chichimeca do México que presenciou a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe.

Por CNBB