Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 11/08/2016

Os 722 anos da Festa do Perdão Celestino

RV18316_ArticoloCom uma oração diante da “Bula do Perdão”, publicada pelo Papa Celestino V em 29 de setembro de 1294, o Papa Francisco abriu – mesmo que à distância – a 722ª edição da Festa do Perdão de L’Aquila ou Perdão Celestino.

De fato, em 4 de agosto, ao visitar o Museu da Porciúncula na Sala São Pio X, localizado no interior da Basílica Santa Maria dos Anjos, o Papa Francisco deteve-se alguns momentos diante do documento que está exposto no contexto das iniciativas culturais para celebrar o VIII Centenário do Perdão de Assis ou da Indulgência da Porciúncula (1216-2016).

A mostra “O Perdão de Assis: história, hagiografia e erudição” foi inaugurada em 2 de julho. Por meio de documentos e livros antigos da Biblioteca, de arquivos italianos e também do exterior – entre os quais da Biblioteca Vaticana – a exposição reconstrói a história deste extraordinário “privilégio”.

E justamente, entre os objetos expostos, está a Bula de Celestino V pelo Perdão de L’Aquila e a Bula de Bonifácio VIII pelo primeiro Jubileu de 1.300.

A Bula, levada às terras de São Francisco por ocasião da recorrência, mudará de lugar novamente. A Superintendência do Bens Históricos Abruzzo-Molise, de fato, prevê a restauração do documento para o próximo mês de setembro. Assim, de Assis, a Bula será transferida para laboratórios em Roma, algo previsto inicialmente para outubro, com o final da exposição.

As informações foram dadas pelo Coordenador e Vice-Presidente do Comitê do Perdão, Alfredo Moroni, à margem da Coletiva de imprensa de apresentação dos eventos concernentes à 722ª edição do evento.

Por Rádio Vaticano