Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Memória dos Santos Anjos da Guarda

anjo da guarda

  • Memória, Cor Branca , Prefácio dos Anjos
  • Ofício de memória
  • Tempo Comum
  • 1ª Leitura – (Êx 23,20-23)
  • Salmo – Salmo 90
  • Evangelho – (Mt 18,1-5.10)

INTROITO: Anjos todos do Senhor, bendizei o Senhor; cantai a sua glória, louvai-o eternamente (Dn 3,58).

COMUNHÃO: Na presença dos anjos eu vos louvo, Senhor meu Deus (Sl 137,1).

A memória dos Santos Anjos da Guarda será celebrada nesta sexta-feira, 02/10, às 7:00 e às 19:30, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Campinas.

———————————————————————————————————————

Nesta liturgia, em que celebramos os Santos Anjos da Guarda, a cor litúrgica é branca, há uma leitura, um salmo e um Evangelho, específicos para a memória de hoje, as quais substituem a liturgia corrente (Sexta-feira da 26ª Semana Comum). É rezado o Prefácio dos Anjos e as antífonas são dedicadas aos anjos do Senhor.

Anjos de Deus
Os próprios Arcanjos já estiveram presentes em diversas ocasiões. Miguel conduziu os exércitos do Senhor. Os exércitos humanos também já foram conduzidos por ele, na luta do povo de Israel para conquistar a terra prometida.

O Arcanjo Gabriel foi mensageiro dos céus, em outros momentos do Antigo Testamento.

A crença nos Santos Anjos da Guarda existe desde tempos muito antigos e pode ser apoiada tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. No Salmo 34, 8 lemos: “O anjo de Iahweh acampa ao lado dos que o temem, e os liberta.” Também encontramos referência aos Anjos, em Mateus 18, 10: “Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus.”

Os anjos da guarda também estão presentes no ministério de Jesus. Ao ser tentado no deserto, Cristo é amparado por seus anjos da guarda.
Em outras ocasiões, Jesus faz referência aos anjos. Quando perguntado por Pilatos se Jesus é rei, Cristo responde: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.

Dois grandes eventos, porém, chamam a atenção sobre o papel dos anjos. O primeiro é a proclamação da Páscoa do Senhor, quando um anjo avisa a Santa Maria Madalena, que Jesus ressuscitou. O segundo é o maravilhoso canto angélico do “Glória a Deus nas alturas”, no dia do Natal do Senhor, entoado por um grande coro de anjos. Este belíssimo hino cristológico foi conservado pela Igreja, na sua liturgia, na forma do Hino de Louvor, o qual entoamos em todas as missas festivas e solenes do ano, como lembrança constante do Nascimento do Salvador; com maior intensidade, este canto é entoado no Natal, na Vigília Pascal, na Ceia do Senhor e na Epifania do Senhor.

A festa dos Anjos da Guarda surgiu na Inglaterra, em 800 e se estendeu para toda a Igreja, em 1608, por Paulo V. No livro de cânticos oficial da Igreja Católica, o Gradual Romano, há uma belíssima melodia gregoriana para o Kyrie, indicada na Festa dos Arcanjos e na Memória dos Santos Anjos da Guarda. Confira a partitura gregoriana e o vídeo. No vídeo, também executa-se o Hino de Louvor indicado para a mesma missa dos Anjos. Por serem das mais belas melodias, é comum que sejam utilizadas em liturgias de outras ocasiões, como no vídeo, numa missa presidida pelo Papa Francisco.

kyrie - anjos

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GIykoEyLeE0&w=420&h=315]

 

Nós, católicos, acreditamos que cada fiel, desde seu batismo até o momento de sua morte, tem um Anjo que caminha ao seu lado guiando seus caminhos e lutando uma batalha invisível, porém real, contra o demônio. Devemos ensinar às crianças, desde pequenas, a oração do Santo Anjo da Guarda. Nunca nos esqueçamos de agradecer aos nossos anjos o que eles fazem por nós. E, nos momentos de dificuldade e dúvida, devemos pedir conselho e ajuda aos nossos guardiões, que estão sempre diante da face de Deus e levam em sua presença todos os nossos pedidos.

ORAÇÃO: SANTO ANJO DO SENHOR, MEU ZELOSO GUARDADOR, SE A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA,  SEMPRE REJA, GUARDE, GOVERNE E ILUMINE. AMÉM

Por Carolina – Cantinho da Liturgia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Anjos da Guarda

———————————————————————————————————————

  • Memória, Cor Branca , Prefácio dos Anjos
  • Ofício de memória
  • Tempo Comum
  • 1ª Leitura – (Êx 23,20-23)
  • Salmo – Salmo 90
  • Evangelho – (Mt 18,1-5.10)


1ª LEITURA

Leitura do Livro do Êxodo.


Assim diz o Senhor: 
20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

SALMO Responsorial

— O SENHOR DEU UMA ORDEM AOS SEUS ANJOS, PARA EM TODOS OS CAMINHOS TE GUARDAREM.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

EVANGELHO

R. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

V. Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis suas vontade! R.

— O Senhor esteja convosco.

— ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— GLÓRIA A VÓS, SENHOR.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?”2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]