Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Notícias › 22/03/2019

Loreto espera o Papa

Loreto está esperando o Papa com muita animação. A visita, na segunda-feira (25/03), tem início com a Missa na Santa Casa de Loreto e depois a assinatura da exortação apostólica aos jovens. Em seguida o Papa encontrará os doentes e fará um discurso aos fiéis reunidos diante do Santuário, com os quais fará a oração do Angelus, a oração que resume o mistério da encarnação, no dia da Solenidade da Anunciação.

O Santuário da Santa Casa de Loreto é um lugar de peregrinação católico situado na região das Marcas no centro da Itália. O Santuário foi construído ao redor da Casa trazida milagrosamente da Terra Santa até Loreto – segundo a tradição medieval -, onde o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina.

O arcebispo de Loreto, Dom Fabio Dal Cin confirma que “às 12 horas de segunda-feira próxima (8h de Brasília), todos os sinos irão ressoar em festa, em todas as paróquias da cidade. Convidamos todas as paróquias da região para fazer o mesmo, para recordar o anúncio do Anjo e saudar o Santo Padre que visita nossa magnífica terra”.

Dom Fabio foi entrevistado pelo Vatican News para falar sobre os preparativos e da importância histórica da missa que será celebrada dentro da Santa Casa do Santuário.

D. Fabio Dal Cin: O Santo Padre nos visita como peregrino que cumpre o seu ato de devoção de oração na Santa Casa. O evento é histórico porque desde Pio IX, Francisco será o primeiro Papa a celebrar na Santa Casa. Temos uma relação muito forte com a casa, a família, o lugar da família de Nazaré, a primeira igreja doméstica. Portanto é a ligação de cada família de cada igreja doméstica com a grande família que é a Igreja universal. Outro ponto histórico é a assinatura da carta pós-sinodal que tem um valor, este também muito interessante, muito importante. Neste sentido, liga-se ao evento da primeira visita do Papa João XXIII quando veio a Loreto para confiar os êxitos do Concílio. De certo modo ligar Loreto, – a Santa Casa, ao documento do Sínodo dos Jovens, significa confiar à Nossa Senhora de Loreto o bom êxito da pastoral, da atenção educativa que o sínodo colocou em evidência e que agora a Carta lança novamente a toda a Igreja e ao mundo.
A atenção aos jovens pode ser vista pelo fato que o Papa chega na conclusão da peregrinação nacional dos jovens da Unitalsi que se dedica aos doentes. Quanto Loreto é importante para os doentes e quanto os doentes são importantes para Loreto?

D. Fabio Dal Cin: Os doentes sempre foram importantes para Loreto, porque a história nos confirma que foram os próprios doentes a desejarem visitar e a descobrir a realidade mística e prodigiosa da Santa Casa. Disso iniciaram os santuários. No início a Santa Casa estava sobre as colinas de Loreto, e no decorrer dos séculos esta grande peregrinação de doentes foi progressivamente aumentando com as associações que se dedicam a essas peregrinação. Eles contam com a experiência, o testemunho e também com a serenidade que advertem entrando na Santa Casa. A mensagem de serenidade e de força interior, é a graça da Santa Casa, portanto trata-se algumas vezes de curas físicas e muita vezes espirituais.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.