Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 19/01/2016

JMJ 2016: relíquias do beato Frassati estarão em Cracóvia

studiouswithbookforwebAs relíquias do beato Pier Giorgio Frassati serão expostas para a veneração dos jovens durante a 31ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2016), que será realizada no próximo mês de julho, em Cracóvia, na Polônia. Trata-se de uma verdadeira “surpresa” – informa um nota da Associação Pier Giorgio Frassati – recordando que o próprio Papa Francisco, na mensagem dirigida aos jovens em vista da JMJ, exortava-os a seguir o exemplo do beato.

Em Cracóvia, as relíquias do beato de Turim, serão expostas na Basílica da Santíssima trindade, na Rua Stolarska 12, confiada aos Padres Dominicanos. O beato era de Turim, na Itália, e faleceu em 4 de julho de 1925 aos 24 anos, vítima de uma poliomielite fulminante contraída ajudando os pobres da cidade.

“Pier Giorgio foi um jovem que entendeu o significado do que é ter um coração misericordioso, sensível aos mais necessitados”, disse o Papa. O beato dava aos jovens muito mais do que coisas materiais, dava a si mesmo, dedicava tempo e palavras aos jovens, tinha capacidade de escuta e servia os pobres com grande discrição, acrescentou o Santo Padre.

Também os predecessores de Francisco sempre demonstraram admiração pelo beato. Em maio de 2010, ao encontrar jovens em Turim, cidade natal de Frassati, Bento XVI disse: “Tenham a coragem de escolher o que é essencial na vida” e citava uma frase típica do beato: “Viver e não simplesmente ir vivendo!”, definindo-o como um jovem fascinado pela beleza do Evangelho das Bem-aventuranças”.

Revolução da caridade

João Paulo II, que beatificou Frassati em 1990, também colocava-se na mesma linha. Em 2001, ao encontrar os jovens da Diocese de Roma, disse-lhes: “Que vos ajudem os tantos coetâneos dos quais a Igreja reconheceu a plena fidelidade ao Evangelho e indica como exemplos a serem seguidos, intercessores a serem invocados. Entre estes, gostaria de recordar o Beato Pier Giorgio Frassati. Procurem conhecê-lo! A sua existência como um jovem “normal”, demonstra que é possível ser Santos vivendo intensamente a amizade, o estudo, o serviço aos pobres, em uma relação constante com Deus”.

A sobrinha de Frassati, Wanda Gawronska, afirma: “A santidade é possível para todos e somente a revolução da caridade pode acender no coração dos homens a esperança de um futuro melhor”.

A JMJ 2016 rserá de 26 a 31 de julho. A presença do Papa Francisco é esperada de 28 a 31 de julho. O lema do evento é “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”, inspirado no Evangelho de São Mateus e em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em andamento até 20 de novembro próximo.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano