Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 05/07/2016

Festa Litúrgica de Santa Paulina atrai fiéis em Nova Trento (SC)

ProcissãoO segundo domingo do mês de julho, dia 10, será especial para os católicos de Nova Trento, uma vez que será realizada a 25ª edição da Festa Litúrgica de Santa Paulina.

A festividade terá lugar no Santuário Santa Paulina, construído em homenagem à Santa de origem tirolesa falecida em terras brasileiras, nas quais exerceu sua missão à serviço da Igreja no Brasil até 1942.

Inspirada na temática “Santa Paulina, um coração misericordioso” e no lema “O perdão reacende a vida de esperança”, a atual edição da celebração também está inserida no Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, bem como nas obras de caridade feitas em vida pela religiosa fundadora Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Com uma programação preparada pela equipe de liturgia do Santuário, a festa teve início no dia 28 de junho, com as novenas nas famílias e com a presença dos peregrinos no Santuário.

O novenário estende-se até o dia 10 de julho, com procissões, celebrações e missas.

Segundo Irmã Anna Tomelin, diretora do Santuário, celebrar a Festa Litúrgica é reviver o testemunho de vida de Santa Paulina. “Faremos memória desta mulher que por meio de sua história, atrai, acolhe e indica o caminho de Deus, a milhares de peregrinos e peregrinas. Por meio Dela, os devotos e devotas são fortalecidos na fé e alimentados de esperança, frente as dificuldades da vida”, disse.

Por sua vez, o coordenador de sustentabilidade do Santuário, Marcos Jaboski, afirmou que são esperados cerca de 50 mil peregrinos e turistas durante a festividade litúrgica.

Ao longo do período de 1º a 17 de julho, que contabiliza além do dia da festa, a semana que antecede e a que sucede o evento, os devotos manifestarão sua Fé e devoção em honra à religiosa canonizada pelo Papa São João Paulo II, em 19 de maio de 2002

“Datas celebrativas são um diferencial para o segmento do turismo religioso, em especial esta, que para o município de Nova Trento é a principal. É um evento que movimenta os Receptivos de Serviços, como hospitalidade, gastronomia, acolhida, liturgia dentre outros, que se preparam para receber os fiéis”, destacou Jaboski.

A programação

No dia 28 de junho, iniciam as novenas em preparação à festa, realizadas nas famílias da comunidade de Vígolo, bairro no qual Amábile Lúcia Visintainer, a Santa Paulina, viveu com os pais e assim, iniciou sua missão.

Entre 1º e 9 de julho, ao longo das missas diárias, o Santuário também realiza a novena com os peregrinos e devotos de Santa Paulina.

No dia 8, ocorre a Peregrinação Noturna, com uma procissão luminosa pelos ambientes do Santuário, com a presença de todos os grupos que fizeram a novena.

Em 9 de julho, o Santuário faz memória dos 74 anos de falecimento de Santa Paulina com a celebração eucarísticas às 11h, que encerra a novena com os peregrinos. Mais tarde, às 15h, haverá celebração com a participação de todas as comunidades da Paróquia São Virgílio de Nova Trento.

Concluindo os festejos, no dia 10, a Festa Litúrgica em memória a Santa Paulina inicia as atividades pela manhã. Às 5h, ocorre uma queima de fogos, seguida por uma Santa Missa às 6h.

Às 9h, começa uma procissão com a Imagem de Santa Paulina em frente à Capela Nossa Senhora de Lourdes, em direção ao Santuário. Durante este momento, a caminhada será acompanhada pela animação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Por volta das 9h45, será Rrea a Celebração Eucarística Solene da festa.

Além das celebrações da manhã, mais três horários de missa fazem parte da programação da festa, às 12h, às 14h e 16h.

Por Gaudium Press, com Santuário Santa Paulina