Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Festa dos Santos Arcanjos – Dia da Comunidade

Arcanjos

  • Festa, Cor Branca , Gl, Prefácio dos Anjos
  • Ofício Festivo próprio
  • Tempo Comum
  • 1ª Leitura – (Dn 7,9-10.13-14) ou (Ap 12,7-12a) [pode ser feita apenas uma delas ou ambas podem ser lidas, como 1ª e 2ª leituras]
  • Salmo – Salmo 137
  • Evangelho – (Jo 1,47-51)

INTROITO: Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens sempre atentos à sua palavra.

COMUNHÃO: Graças vos dou, Senhor, de todo o coração, na presença dos anjos eu vos louvo (Sl 137,1).

 

 

Anjos da Guarda

Adoração Eucarística

GOSTARÍAMOS DE RELEMBRAR AOS SENHORES COORDENADORES E AGENTES DE PASTORAL QUE AMANHÃ HAVERÁ A MISSA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA COMUNIDADE, DIA 29/09, TERÇA-FEIRA, ÀS 19:30. CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

LEMBRANDO QUE TRAGAM UM PRATO DE DOCE OU SALGADO PARA A CONFRATERNIZAÇÃO AO FINAL DA MISSA.

Secretaria – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

 ATENCIOSAMENTE,

 

 

A Festa dos Santos Arcanjos será celebrada nesta terça-feira, 29/09, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas, às 19:30.
Durante a missa, ocorre a Adoração Eucarística e após, a comemoração dos aniversariantes do mês de setembro. A Festa também é celebrada às 7:00.

———————————————————————————————————————

Existem sete servidores de Deus que são mais próximos a seu trono. Três deles serão celebrados nesta terça, dia 29/09: os Arcanjos São Gabriel, São Miguel e São Rafael. Tamanha é a importância destas três criaturas de Deus, que a Igreja reserva uma liturgia própria (data fixada) e mais festiva para estes Santos Arcanjos. Estão previstos a entoação do Hino de Louvor, o Prefácio dos Anjos e as leituras específicas da data (1ª Leitura (duas opções, podendo-se ler as duas), Salmo e Evangelho), as quais substituem a leitura da liturgia corrente (terça-feira da 26ª semana do Tempo Comum); só não ocorre celebração dessa festa caso ocorra em um Domingo do Tempo Comum. A cor litúrgica é a branca, relativa às memórias e festas dos santos e anjos.

Cada um desses três Arcanjos tem uma função específica. O Arcanjo Gabriel,cujo nome significa “emissário do Senhor”, aparece sempre na Bíblia como o mensageiro de Deus; foi o grande responsável pela Anunciação (Evangelho de São Lucas) à Virgem Maria da concepção e do Natal de Jesus, Filho de Deus. São Gabriel também é o responsável por orientar o profeta Daniel em seus trabalhos proféticos, encaminhando as mensagens de Deus ao profeta.

São Rafael aparece no livro de Tobias. Ele toma a forma humana e guia Tobias e seu pai, Tobit. Seu nome significa “cura de Deus”, por isso ele é tido também como protetor dos médicos e sacerdotes. Ele traz a cura para o corpo e para a alma. São Rafael também é o chefe dos Santos Anjos da Guarda.

Já São Miguel, cujo nome significa “Quem é um com Deus?”, é protagonista de diversas aparições bíblicas. A mais emblemática é retratada em uma das leituras por que se pode optar nesta data, o Apocalipse. São Miguel lidera os anjos do exército de Deus contra o dragão que ameaça a mulher e seu filho. Ele é o guardião do livre arbítrio e do Reino de Deus, assim como de seus herdeiros, os justos.

Aliás, este tema ,da batalha dos Anjos do Senhor contra o dragão, está presente na escatologia cristã. Durante o calendário litúrgico, conforme nos aproximamos do final do ano litúrgico vigente, a Igreja convida à meditação da Escatologia, o final dos tempos. Este tema estará presente em muitas outras liturgias (Domingos e férias comuns, Todos os Santos, Fieis Defuntos, Dedicação da Basílica de Latrão), para culminar na Solenidade de Cristo Rei. Também nas primeiras semanas do Advento, será aprofundado este tema, de modo penitencial.

No livro de cânticos oficial da Igreja Católica, o Gradual Romano, há uma belíssima melodia gregoriana para o Kyrie, indicada na Festa dos Arcanjos e na Memória dos Santos Anjos da Guarda. Confira a partitura gregoriana e o vídeo. No vídeo, também executa-se o Hino de Louvor indicado para a mesma missa dos Anjos. Por serem das mais belas melodias, é comum que sejam utilizadas em liturgias de outras ocasiões, como no vídeo, numa missa presidida pelo Papa Francisco.

kyrie - anjos

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GIykoEyLeE0&w=420&h=315]

Por Carolina – Cantinho da Liturgia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

 

———————————————————————————————————————

    • Festa, Cor Branca , Gl, Prefácio dos Anjos
    • Ofício Festivo próprio
    • Tempo Comum
    • 1ª Leitura – (Dn 7,9-10.13-14) ou (Ap 12,7-12a) [pode ser feita apenas uma delas ou ambas podem ser lidas, como 1ª e 2ª leituras]
    • Salmo – Salmo 137
    • Evangelho – (Jo 1,47-51)

    INTROITO: Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens sempre atentos à sua palavra.

    COMUNHÃO: Graças vos dou, Senhor, de todo o coração, na presença dos anjos eu vos louvo (Sl 137,1).

1ª Leitura

Leitura da Profecia de Daniel.

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

 

Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

Ou (escolhe-se uma das leituras)

 

Leitura do Apocalipse de São João.

7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte.12aPor isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele”.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo Responsorial

— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!”

Evangelho

 R. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

 V. Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! R .

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.