Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Festa de São Matias – 1º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

São Matias

1º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora – “Maria, senhora do ‘Sim’, nos ensina a escutar a Deus”

Oração: Ó Virgem Santíssima, poderoso auxilio dos Cristãos, dos que recorrem confiantes ao trono da vossa misericórdia, ouvi as preces de vossos filhos; pedimo-vos que sempre nos ajudeis a conservar a amizade para com Deus e para sermos sempre dignos filhos de tão santa Mãe. Assim seja.

 

  •  1ª Leitura – (At 1,15-17.20-26)
  • Salmo – Salmo 112
  • Evangelho – (Jo 15,9-17)

 

 Hino a São Matias

São Matias, és agora testemunha do Senhor,como apóstolo chamado em lugar do traidor. Do perdão de Deus descrendo, Judas veio a se enforcar; como o salmo anunciara,passe a outro o seu lugar. Por proposta de São Pedro, que preside à reunião, lançam sorte, e eis teu nome!
Quão sublime vocação! E a tal ponto te consagras em levar ao mundo a luz, que proclamas com teu sangue o Evangelho de Jesus. Dá que todos nesta vida percorramos com amor o caminho revelado pela graça do Senhor. Uno e Trino, Deus derrame sobre nós a sua luz: conquistemos a coroa, abraçando a nossa cruz!

(Liturgia das Horas – Ofício das Leituras)

—————————————————————————————————————————————————————

No dia 14/05, a Igreja comemora a liturgia da Festa do Apóstolo Matias. Neste dia, a cor litúrgica é vermelha, pois comemoramos a festa de um santo mártir de Cristo. Canta-se o Hino de Louvor e o Prefácio Eucarístico é dos Apóstolos. A liturgia da festa substituí a liturgia que seria da Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa. Apesar disso, é muito interessante que a primeira leitura da festa de hoje é retirada do livro dos Atos dos Apóstolos, como em todo o Tempo Pascal. No Evangelho, temos Jesus durante a Última Ceia, em que discursa sobre o mandamento do amor. Este Evangelho é lido durante a 5ª Semana da Páscoa, em todos os anos litúrgicos e é lido no 6º Domingo da Páscoa, no ano B, como ocorrido no último domingo (10/05).

Matias foi o homem escolhido para substituir a vaga deixada pelo traidor Judas Iscariotes. O mistério Pascal, que celebramos até o dia 24/05, com a Solenidade de Pentecostes, é momento propício para celebrar a Festa de São matias. Tendo assumido seu lugar, junto aos apóstolos, Matias provará uma experiência maravilhosa, durante o Pentecostes.

Acredita-se que São Matias tenha pertencido ao grupo dos 70 discípulos e que tenha sido discípulo de Jesus, durante o período após o Batismo por João Batista, até sua Ressurreição. Por conta disso, São Pedro teria agido em favor de integrá-lo ao grupo dos 12 apóstolos, dada sua estreita ligação com os mistérios do Senhor e por ter sido testemunha dos vários acontecimentos ocorridos.

Após o Pentecostes, passou a pregar o Evangelho na Judeia, local em que,mais tarde, supostamente, teria sido martirizado, embora não haja fontes suficientes que possam comprovar esta afirmação.

Na missa das 7:00, celebraremos a Festa de São Matias

Na missa das 19:30, celebraremos a Festa de São Matias e o 1º Dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Às 19:00, ocorre a celebração do Terço e a Coroa Áurea.

 

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

Nesta data, iniciamos a celebração da Novena Litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora. Nos próximos 9 dias, todas as missas terão as orações diárias da Novena, com o Hino de Louvor, mesmo durante as missas feriais do Tempo Pascal, com a entrada da imagem de Auxiliadora e incensação. A novena ocorre do dia 14/05, ao dia 22/05. No dia 23/05, a paróquia comemora a Solenidade da Padroeira, nas missas do sábado.

Neste 1º Dia da Novena, por ocasião da Festa de São Matias, o tema será o “sim” de Maria, na Anunciação, ao receber Jesus Cristo em seu próprio ventre, por ação do Espírito Santo.

Programação_Novena_SN_AuxiliadoraProgramação_Novena_SN_Auxiliadora

 

Por Thiago – Cantinho da Liturgia – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

 —————————————————————————————————————————————————————–

  • 1ª Leitura – (At 1,15-17.20-26)
  • Salmo – Salmo 112
  • Evangelho – (Jo 15,9-17)

1ª Leitura 

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’

21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos..” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”. 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.

Salmo

 O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.

Evangelho

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.

11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.

16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

 

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.