Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Cantinho da liturgia › 24/04/2015

Festa de São Marcos Evangelista

 

são marcos

  • 1ª Leitura – (1Pd 5,5b-14)
  • Salmo – 88
  • Evangelho – (Mc 16,15-20)

Neste sábado, celebramos a Festa de São Marcos Evangelista, um dos 4 redatores dos evangelhos canônicos. Nesta liturgia, substitui-se a cor branca, corrente no Tempo Pascal, pela cor vermelha, própria do santo mártir. A liturgia do dia também é substituída pela liturgia da festa, bem como ocorre a entoação do Hino de Louvor. Ainda assim, ocorrem apenas uma leitura, o salmo e o Evangelho.

Esta festa ocorre sempre no dia 25/04, mas não é celebrada se ocorrer em um domingo, pois esta data ocorre no Tempo Pascal e os domingos da páscoa possuem precedência sobre as festas dos santos e mártires.

São Marcos Evangelista

Este santo é tido como um discípulo de São Pedro, tendo sido batizado pelo próprio Pedro, segundo algumas fontes antigas. Teria sido na casa de sua família, quando era ainda menino, que Jesus celebrara a Última Ceia e os discípulos teriam vivenciado o Pentecostes.

Mais tarde, Marcos seguiria Pedro para Roma e, após a morte deste e de São Paulo, o evangelista partiu para outras áreas mediterrânicas, espalhando a boa nova de Cristo. Acredita-se que tenha sofrido o martírio, no dia 25 de abril de 68 (d.c), um domingo de Páscoa.

Evangelho

O seu evangelho é de grande importância para a composição do cânon bíblico. Anteriormente, os eruditos consideravam que Mateus seria o primeiro Evangelho, mas, atualmente, a crítica bíblica reconhece Marcos como o Evangelho mais antigo que se tem, mesmo entre os apócrifos. Com a evolução dos estudos bíblicos, da história e da arqueologia, considera-se que Marcos teria sido o Evangelho base para os outros dois sinóticos (Lucas e Mateus).

A famosa “Hipótese das Duas Fontes” afirma que dois documentos deram origem aos Evangelhos Sinóticos. O primeiro é o próprio evangelho de Marcos, escrito pela tradição vinda de Jerusalém, diretamente dos apóstolos. No caso, de São Pedro. A segunda fonte é chamada de “Documento Q”, ou “Fonte Q”, e contém os registros históricos sobre Jesus que não são mencionados pelo evangelista Marcos. O nome “Q” vem da palavra germânica, “quelle”, que significa “fonte”.

Com o tempo, esta análise foi refinada e, hoje, acredita-se na existência de outras fontes, as quais foram utilizadas para compor os Evangelhos Sinóticos. Parte destas fontes seriam documentos escritos e outra parte seria uma tradição oral, propagada através da população marginalizada.

A Festa de São Marcos Evangelista será celebrada neste sábado, 25/04, às 7:00, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

 Por Thiago

—————————————————————————————————————————————————————-

  • 1ª Leitura – (1Pd 5,5b-14)
  • Salmo – 88
  • Evangelho – (Mc 16,15-20)

1ª Leitura

Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.

7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.

11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho.14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

Salmo

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

 — Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

— Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

— Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

Evangelho

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.