Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Festa de Sant’Ana e São Joaquim – Dia da Comunidade

lcultura

  • Festa [Memória, no calendário geral], Cor Branca , Gl, Prefácio dos Santos
  • Ofício da Festa do Dia [da Memória, no calendário geral]
  • Tempo Comum
  • 1ª Leitura – (Eclo 44,1.10-15)
  • Salmo – 131
  • Evangelho – (Mt 13,16-17)

INTROITO: Festejamos santa Ana e são Joaquim, pais da virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.

COMUNHÃO: Receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador (Sl 23,5).

Celebramos a Festa dos avós de Jesus, no Dia da Comunidade Paroquia, nesta terça-feira, 26/07, às 19:30. 

No calendário litúrgico da Igreja, hoje é um dia de celebração memorial, não festiva. Porém é facultado às comunidades que celebrem este dia como uma festa ou solenidade dos padroeiros, quando for o caso. Nossa paróquia Mariana guarda este dia como festivo. Na matriz do distrito de Sousas (Campinas), a Igreja de Sant’Ana, e na matriz do distrito de Joaquim Egídio (Campinas), São Joaquim, hoje é dia de solenidade.

================================================================================

Mais uma vez contamos com a sua presença para que a festa fique cada vez mais bonita!!!

O início será com a missa das 19h30 e logo após teremos a confraternização, por isso contamos com um prato de salgado ou doce para partilharmos.

 Um forte abraço a todos!!!

 Secretaria.

================================================================================

Em seu ministério, Jesus deparou-se constantemente com o fenômeno da incredulidade. Com o passar do tempo, crescia a oposição dos seus inimigos, que o tornavam alvo de maledicências e perseguições.
Um texto da profecia de Isaías ajudou-o a compreender esta experiência. O profeta falara do “endurecimento do coração” de seus contemporâneos, insensíveis à sua pregação. Quanto mais o profeta falava, convidando-o à conversão, tanto mais recrudescia o fechamento do povo.
A postura dos mestres da Lei e dos fariseus levou Jesus a instruir os discípulos servindo-se de parábolas, de forma a velar seus ensinamentos. O pré-requisito para o entendimento das parábolas consistia em estar sintonizado com Jesus, para ser capaz de interpretá-las. Caso  contrário, seriam apenas simples historinhas sem graça. Quem não as ouvir como se deve, será incapaz de compreendê-las com o coração.
O modo parabólico de falar revela uma clara distinção entre quem é e quem não é discípulo do Reino. Os primeiros são capazes de captar os mistérios do Reino escondidos em cada parábola. Os segundos são incapazes de ir além da materialidade das palavras, permanecendo na ignorância das coisas do Reino.
Feliz de quem se torna discípulo de Jesus, porque realiza um sonho acalentado por muitos profetas e justos: contemplar o Reino de Deus.

Pe. Jaldemir Vitório – jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE

================================================================================

 

================================================================================

Primeira Leitura

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará.14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Evangelho

R: Aleluia, aleluia, aleluia.
V.: Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25).

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.