Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Espaço Valdocco 44 – Ordenação sacerdotal de João Bosco

Em 1839 João Bosco terminava o 4º ano de teologia, no seminário. Tendo em vista sua idade avançada – 24 anos completos – com relação aos outros colegas de estudo, decidiu tentar adiantar um curso nas suas férias. Dirigiu-se ao arcebispo Fransoni pedindo-lhe autorização para estudar os tratados do 4º ano naquelas férias e assim concluir o 5º ano escolar entre  1840 e 1841. O arcebispo recebeu o pedido com muita bondade, e verificando o bom resultado dos exames prestados até então no seminário, concedeu-lhe o favor que pedia. Estudando, João Bosco pode, em dois meses, terminar os tratados prescritos.

No retorno das férias ao seminário, passou para o 5º ano e foi nomeado prefeito, o mais alto cargo a que podia chegar um seminarista.

Em 1841 recebeu o diaconato e no verão do mesmo ano foi ordenado sacerdote. João Bosco descreve como foi a sua despedida do seminário: “De verdadeira consternação para mim foi o dia em que tive de deixar definitivamente o seminário. Os superiores me amavam, e me haviam dado contínuos sinais de benevolência. Estava muito afeiçoado aos meus companheiros. Pode-se dizer que eu vivia para eles, e eles viviam para mim. Quem tinha necessidade de um barrete, de uma costura, remendar a roupa, procurava Bosco. Por isso  tornou-se muito dolorosa para mim a separação de um lugar onde vivi seis anos, onde recebi educação, ciência, espírito eclesiástico e todos os sinais de bondade e afeto que se possam desejar”.

João Bosco foi ordenado no dia da vigília da Santíssima Trindade, em 05 de junho de 1841, por Dom Fransoni, na igreja da Imaculada Conceição, em Turim. Celebrou sua primeira Missa na igreja de São Francisco de Assis, também em Turim, junto ao altar do Anjo da Guarda.

ADAPTAÇÃO E LOCUÇÃO: Domingos Sávio

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.