Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 10/02/2016

Dicastérios da Cúria, um dos temas da reunião do C9 concluída ontem

AP2748235_ArticoloConcluiu-se no Vaticano na manhã desta terça-feira a 13ª reunião do Conselho dos Cardeais (C9) que coadjuvam o Santo Padre no governo da Igreja e estudam a reforma da Cúria. Francisco participou de todo o encontro que durou um dia e meio. Por motivo de saúde, esteve ausente o Cardeal indiano Oswald Graciais, o que era previsto desde dezembro. Os membros do Conselho participaram na Basílica de São Pedro, no início da manhã, da missa presidida pelo Papa Francisco para os Freis Capuchinhos.

Sinodalidade

Como previsto na reunião anterior, realizada em dezembro, foi aprofundado o Discurso do Santo Padre proferido em 17 de outubro passado, por ocasião do 50º aniversário do Sínodo dos Bispos, no qual o Pontífice desenvolveu amplamente o tema da sinodalidade, recordando ao mesmo tempo “a necessidade de se proceder uma saudável descentralização”. O discurso, neste sentido, passou a constituir uma referência importante para o trabalho da reforma da Cúria.

Novos dicastérios

No presente encontro foi realizada a “leitura final” das propostas do Conselho sobre a criação dos dois novos dicastérios, tema tratado na reunião precedente: “Leigos, família e vida” e “Justiça, paz, migrações”. As propostas foram finalizadas e apresentadas ao Santo Padre, que dará a palavra final. Também foram feitas considerações e propostas sobre outros dois Dicastérios: a Secretaria de Estado e o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O tema terá ulteriores aprofundamentos.

Comissão para Menores

O Card. Sean O’Malley, por sua vez, fez uma explanação sobre as atividades da Comissão para a Proteção de Menores, que esteve reunida nestes dias no Vaticano. Como o tema envolve questões jurídico-disciplinares e competência de Dicastérios da Cúria, foi ressaltada a necessidade de ulteriores aprofundamentos. O tema não se esgota no âmbito das considerações dos nove Cardeais, visto a necessidade de aprofundamentos com especialistas e diversas instituições envolvidas.

Atividades econômicas

Já o Cardeal Pell informou sobre o andamento das reformas no campo econômico, dos novos organismos e das instituições que atuam neste campo, explicando as novidades introduzidas e o trabalho sobre os procedimentos para os balanços.

Nulidade matrimonial

Um último ponto tratado pelos Cardeais foi a respeito das informações recebidas sobre os elementos que o Tribunal da Rota Romana está enviando às dioceses para assisti-las na implementação da reforma sobre o processo matrimonial, sobre a validade matrimonial.

Por Rádio Vaticano