Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99332-3358

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Consagrados para sempre!!!

 A PROFISSÃO PERPETUA, O QUE É?!

A Igreja é mãe e educadora, assim ela cuida e guia na fé. Para os seus filhos que chama religiosos/consagrados ela prevê um caminho. Um jovem que atende ao chamado de Deus para a Vida Religiosa, de princípio, vai enamorando e deixando-se encontrar por um carisma, ou seja, “um jeito de ser” na Igreja. Depois de alguns anos, após o noviciado, chega a vez de passar do enamoramento para um compromisso que vai se alimentando mais e mais, é a Profissão Temporária, feita uma primeira vez e renovada anualmente.  Na Profissão Religiosa se diz “sim” em viver para Deus, em comunidade, conforme uma espiritualidade e segundo os conselhos evangélicos (obediente, pobre e casto). A Profissão Perpétua é quando esse primeiro compromisso já maturou, até mesmo pelo reconhecimento de suas fraquezas e o quanto esse chamado é puro dom, e está então certo no Senhor para um “sempre”. A Profissão Perpétua é o “sim” definitivo.

PROFISSÃO RELIGIOSA?!

A vida é dom precioso e viver bem está em viver para medidas altas. A vida é presente e um presente não se esconde, guarda e esquece. Portanto, vida é partilha, é estar com e ser com os outros. Porque vivemos? Para amar!
Por isso há tantas profissões, tantas formas de expressar-se e contribuir, de realizar-se e servir. E as profissões são sempre ideais. Há um modelo e meta.
Assim é com a Profissão Religiosa, nosso modelo e meta é Cristo. O seguimento de Cristo está no batismo, ser com Ele.
Todavia, alguns dedicam-se a viver com radicalidade este compromisso do batismo. São homens e mulheres, vivem para Deus, em comunidades, segundo uma espiritualidade e uma prática caritativa. Se fazem obedientes, pobres e castos para que possam cumprir com o que é necessário, indo onde é preciso, estando livres para amar. A Vida Religiosa é riqueza da Igreja, são diversas as expressões existentes e logo são muitos os lugares que ocupam: nos mosteiros, nas clausuras ou nas paróquias, escolas e hospitais…

PROFISSÃO RELIGIOSA SALESIANA?!

A Igreja enquanto mãe de muitos filhos recolhe em seu interior, na unidade, uma grande diversidade de dons, visto que é possível bem viver o batismo de muitos modos. Muitos desses dons estão na Vida Religiosa, nas expressões suscitadas por Deus, os carismas.
Os Salesianos são um carisma. Deus, escolheu São João Bosco e nele quis inspirar um movimento em favor dos jovens.
Assim, os Salesianos guardam uma espiritualidade própria, que é pedagogia da fé, caminho edificante para o conhecimento de si e a amizade com Deus, pautado na alegria da vida, na responsabilidade com os compromissos e disponibilidade ao bem do próximo.
Essa espiritualidade é toda orientada aos jovens. Por isso, aqueles que professam a vida salesiana se dedicam especialmente aos jovens e as suas famílias, desejosos de ser a mão da Igreja estendida a eles para os despertar como protagonistas de seu caminho e colaboradores de um futuro melhor.
A espiritualidade salesiana, como espiritualidade cristã, do Verbo encarnado, é prática, resulta em uma missão.
Portanto, o religioso salesiano vive esta espiritualidade-missão, em comunidades fraternas, disponível a ela pelos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, no meio da Igreja e orientado para Deus.