Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Advento – Semana Santa do Natal – 19 de Dezembro

root of jesse

Raíz de Jessé

—————————————————————————————————————————————–

Informamos o falecimento na tarde desta sexta-feira 18 de Dezembro do Padre . ANDERSON PAES DA SILVA (Mais Informações ao final deste post).

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS DO TEMPO DO ADVENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA NOVENA DE NATAL!

  • Férias solenes, Cor Roxa, Prefácio do Advento II
  • Ofício das grandes antífonas do Advento
  • Tempo do Advento
  • 1ª Leitura – (Jr 23,5-8)
  • Responsório – Salmo 71
  • Evangelho – (Mt 1,18-24)

INTROITO: Aquele que há de vir chegará sem demora: já não haverá mais temor entre nós, porque ele é o nosso salvador (Hb 10,37).

Oração: Ó Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo parto virginal de Maria, dai-nos venerar com fé pura e celebrar sempre com amor sincero o mistério tão profundo da encarnação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

COMUNHÃO: Do alto, o sol nascente virá nos visitar, guiar os nossos passos no caminho da paz (Lc 1,78s).

Esta liturgia será celebrada apenas na missa das 7:00, neste sábado, 19 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Devido ao falecimento do vigário, Padre Anderson, a missa da manhã será celebrada em sua memória, por ocasião de seu sepultamento. A missa de corpo presente ocorrerá às 15:00. 

A Novena de Natal entra em seu 5º Dia, na missa das 17:00, ocasião em que o Padre Pedro, neo-sacerdote, celebrará a missa pela primeira vez em nossa paróquia.

——————————————————————————————————————–

Reflexão:

Encontra-se o paralelo entre a mãe de Sansão e Isabel, mãe de João Batista. Ambas estéreis, foram abençoadas pela graça de Deus e deram à luz um filho. Sansão e João batista são instrumentos da revelação divina, de todo o Advento do Reino de Deus, cuja manifestação ocorreu desde tempos imemoriais, até culminar no Natal de Jesus Cristo. Sansão dará início à expulsão dos estrangeiros, abrindo caminho para a unificação máxima das 12 tribos, encabeçada por Davi. João Batista é o precursor de Cristo, descendente de Davi, que veio estabelecer a Nova Aliança, momento definitivo entre o humano e o divino.

De qualquer forma, tais relatos nos mostram que pessoas, de épocas tão diferentes, compartilharam a esperança em Deus, para encontrarem a libertação definitiva.

—————————————————————————————————————————————–

A partir do dia 17/12, entramos na etapa final do Tempo do Advento, em que nos preparamos diretamente para o Natal do Senhor. Até o dia 24/12 (Missa Matutina), as leituras, o ofício, as antífonas e diversos atributos dizem respeito, diretamente, ao Nascimento de Jesus Cristo.

No livro de cânticos litúrgicos, o Gradual Romano, este período é o tempo das Grandes Antífonas, conhecidas por Antífonas do Ó. Há 7 antífonas específicas, cantadas, solenemente, em cada dia desta semana santa. A Novena de Natal que celebramos anualmente, está enraizada nestes cânticos da liturgia das horas e acaba recebendo duas novas antífonas, para se completarem os 9 dias. Observando as antífonas musicais de cada um dos dias deste período, nota-se a presença de parte das Antífonas do Ó, na liturgia do dia, no versículo de aclamação ao Evangelho.

No ofício divino (Liturgia das Horas), também canta-se o Magnificat, após a antífona, da mesma maneira como se tem feito nos dias da novena de Natal.

O 4º Domingo do Advento faz parte desta Semana Santa (assim como o Domingo de Ramos faz parte da última semana da Quaresma). Dentro deste período solene, não é permitido realizar memórias dos santos, festas ou solenidades. A única liturgia que se sobrepõe a estes dias é do 4º Domingo do Advento.

 

Período da Semana Santa do Natal e Datas

Em todos os anos, este período se sobrepõe à liturgia que celebraríamos normalmente. Ontem, celebramos a quarta-feira da 3ª Semana do Advento. Nesta quinta-feira, seria celebrada a quinta-feira da mesma semana (Semana após o Domingo Gaudete), desde que ocorresse antes do dia 17/12.

No ano passado, o dia 17/12 ocorreu na quarta-feira, por isso, a 3ª Semana do Advento teve apenas dois dias (a segunda-feira e a terça-feira). No próximo ano litúrgico, ela será encerrada na sexta-feira, pois o dia 17/12 será um sábado.

Esta mobilidade litúrgica ocorre devido ao dia em que o Natal ocorrer na semana. É obrigatório que sejam celebrados 4 Domingos antes do dia 24/12 (Missa da Noite de Natal). Os dias restantes são preenchidos pelas 3 semanas do Advento e pela semana santa do Natal. Como o Natal ocorre, a cada ano, em um dia diferente da semana, o dia 17/12 ocorrerá uma semana antes de sua véspera, também em cada dia diferente da semana.

Isso fará com que a distância entre o Domingo Gaudete (3º Domingo do Advento) e o dia 17/12 seja variável, sendo preenchidos os dias entre eles, pela 3ª Semana do Advento. Conforme o Natal se aproxima do domingo, maior ficará o Tempo do Advento, pois aumentará o número de dias entre o 4º Domingo do Advento e o Natal. No caso máximo, quando o Natal for em um domingo, o Advento terá 4 semanas, sendo a última semana, a Semana Santa do Natal, completamente após o 4º Domingo do Advento.

O Tempo do Natal, que se seguirá à data, também possui duração variável, pelo mesmo motivo da mobilidade do Natal na semana. Em breve, será tratado deste tema, nos artigos relativos ao Natal e seu tempo litúrgico.

Thiago – Cantinho da Liturgia

—————————————————————————————————————————————–

Nota de Falecimento

Informamos o falecimento na tarde desta sexta-feira 18 de Dezembro do Padre . ANDERSON PAES DA SILVA

P. Anderson nasceu em Sorocaba – SP no dia 28 de março de 1927. Dedicou-se cedo à sua formação religiosa, sendo que em 1938 já tinha um primeiro contato com os salesianos, como aluno interno do Liceu Coração de Jesus. Fez sua primeira profissão religiosa em 31 de janeiro de 1943. Ordenou-se sacerdote no Santuário do Coração de Jesus, em São Paulo, em 08 de dezembro de 1953. Também, durante sua vida religiosa, exerceu diversos cargos diretamente voltados à educação da juventude: coordenação geral de estudos e disciplina, professor, diretor de diversas escolas, institutos e faculdades salesianas. Além disso, exerceu a função de pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Guarujá – SP, sua última atividade era de vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas SP.

Velório:
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 7h

Missa de Corpo Presente:
19 de Dezembro – 15h

Sepultamento:
19 de Dezembro – 16h

———————————————————————————————————————

Primeira Leitura

Leitura do Livro dos Juízes.

Naqueles dias, 2havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja mulher era estéril. 3O anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe: “Tu és estéril e não tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho.4Toma cuidado de não beberes vinho nem licor, de não comeres coisa alguma impura, 5pois conceberás e darás à luz um filho. Sua cabeça não será tocada por navalha, porque ele será consagrado ao Senhor desde o ventre materno, e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus”. 6A mulher foi dizer ao marido: “Veio visitar-me um homem de Deus, cujo aspecto era terrível como o de um anjo do Senhor. Não lhe perguntei de onde vinha nem ele me revelou o seu nome. 7Ele disse-me: ‘Conceberás e darás à luz um filho. De hoje em diante, toma cuidado para não beberes vinho nem licor, e não comeres nada de impuro, pois o menino será consagrado a Deus, desde o ventre materno até o dia da sua morte’”. 24Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu, e o Senhor o abençoou. 25aO espírito do Senhor começou a agir nele no Campo de Dã.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

 — Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! Vós me ensinastes desde a minha juventude e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho

R: Aleluia! Aleluia! Aleluia!

V:.Ó raiz de Jessé, sinal das nações: oh, vinde livrar-nos e não tardeis mais!

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

 

5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo.9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso.10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.

11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.

18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo”.

21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.

23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”