Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

A Música Litúrgica: 4ª Reflexão

prop2

Reflexão nº 4 – Kýrie eleison (IGMR 52)

“52. Depois do ato penitencial, diz-se sempre o Senhor, tende piedade de nós (Kýrie, eléison), a não ser que já tenha sido incluído no ato penitencial. Dado tratar-se de um canto em que os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia, é normalmente executado por todos, em forma alternada entre o povo e o coro ou um cantor.
Cada uma das aclamações diz-se normalmente duas vezes, o que não exclui, porém, um maior número, de acordo com a índole de cada língua, da arte musical ou das circunstâncias. Quando o Kýrie é cantado como parte do ato penitencial, cada aclamação é precedida de um “tropo».”

Comentário:
O Kyrie eleison (ou Senhor, tende piedade de nós, em português) é um “canto em que os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia”. Não é, portanto, o ato penitencial, mas sim um rito que acontece após o ato penitencial quando esse é feito com a Fórmula I do Missal (Confesso a Deus…) ou com a Fórmula II do Missal (Tende compaixão de nós, Senhor). Tem um tom de súplica, de aclamação. Quando é utilizada a Fórmula III do Missal (Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos ou tropos semelhantes de acordo com o ano litúrgico) não se canta o Kyrie eleison.

Tanto não é ato penitencial que em dias que o Ato Penitencial é omitido o Kyrie eleison é cantado, por exemplo na Quarta-feira de Cinzas, na Apresentação do Senhor, no Domingo de Ramos ou após a Aspersão (que substitui o Ato Penitencial) como temos observados nas celebrações papais.

É realizado de forma alternada: solista ou coro e depois assembleia. O número de aclamações pode variar, por exemplo: 1º = solo, 2º = coro, 3º = assembleia ou outras variações.

Ouçamos algumas gravações para exemplificar o que foi dito:
Kyrie eleison (1º coro, 2º coro e assembleia):
https://www.youtube.com/watch?v=zCdSFeNbuM4

Senhor, tende piedade de nós (1º coro, 2º assembleia, 3º coro):
https://www.youtube.com/watch?v=6DC01wU6K90

———————————————————————————————————————

O texto foi elaborados pelo Prof. Dr Clayton Dias – Coordenador do CEMULC – Arquidiocese de Campinas e regente do Coro da Arquidiocese de Campinas. Foram publicados, originalmente, na página oficial do CEMULC, no facebook.