Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 06/06/2016

A missão faz a Igreja, recorda Papa aos Diretores Nacionais das POM

OSSROM56037_ArticoloO último compromisso do Papa Francisco na manhã de sábado (04/06) foi a audiência aos cerca de 170 participantes da Assembleia Anual das Pontifícias Obras Missionárias, em andamento em Roma desde a última segunda-feira (30/05).

De modo especial, o Pontífice falou de uma das quatro Obras, a Pontifícia União Missionária, que este ano completa 100 anos de fundação por iniciativa do bem-aventurado Paolo Manna.

Francisco recordou que o bem-aventurado italiano compreendeu muito bem, na época, que formar e educar ao mistério da Igreja e à sua intrínseca vocação missionária é uma finalidade que diz respeito a todo o povo de Deus. “Formar bispos e sacerdotes à missão, ressaltou o Papa, não significava reduzir a Pontifícia União Missionária a uma realidade simplesmente clerical, mas apoiar a hierarquia no seu serviço à missionariedade da Igreja, que é de todos.”

A missão faz a Igreja, prosseguiu Francisco, reconhecendo que embora a arrecadação e distribuição de ajudas econômicas seja importante, o trabalho dos Diretores Nacionais não pode se limitar a este aspecto. “É necessária a mística. Devemos crescer em paixão evangelizadora. Tenho medo – e confesso – que a obra de vocês permaneça muito na esfera da organização, mas sem paixão. Isso até uma ONG pode fazer, mas vocês não são uma ONG. A União sem paixão não serve: é necessária a mística dos santos e dos mártires. Ao invés, o centro de seu empenho deve ser a formação permanente à missão, auxiliando inclusive as Igrejas de antiga fundação a revigoraram sua fé.”

Por fim, o Santo Padre faz votos que o ardor missionário do beato Manna continue a arder para que a Pontifícia União Missionária possa se reformular.

POM do Brasil

Na audiência com o Papa Francisco participou o novo Diretor das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, Pe. Mauricio da Silva Jardim, que está para assumir o seu cargo. Enquanto isso, da Assembleia participou também o antigo Diretor, Pe. Camilo Pauletti, que falou dos trabalhos deste encontro que se encerraram neste sábado em Roma e dos desafios da missão no Brasil, ouça clicando aqui.

Por Rádio Vaticano