Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria
Sem categoria › 19/01/2016

“A Cortina de ferro existe de novo”, afirma Cardeal Schönborn

AP3108422_Articolo“A Cortina de Ferro existe de novo, de outra maneira”. Foi o que afirmou o Cardeal Christoph Schönborn – Arcebispo de Viena e Presidente do Comitê dos Congressos da Misericórdia – durante a apresentação – na Sala de Imprensa da Santa Sé – do Congresso Apostólico Europeu da Misericórdia, a ser realizado em Roma de 31 de março a 4 de abril de 2016, e do Congresso Apostólico Mundial da Misericórdia, que terá lugar nas Filipinas, de 16 a 20 de janeiro de 2017.

Interpelado pelos jornalistas sobre o que poderia ser feito para divulgar a misericórdia em uma Europa envolvida com enormes ondas de refugiados, o Cardeal de Viena respondeu: “A Igreja pode fazer muito, todos os políticos que têm fé podem fazer muito”. “Não devemos esquecer – continuou – que a Europa foi sangue e lágrimas por séculos de guerras entre cristãos. Agora, diante do desafio dos imigrantes e dos refugiados – que é um grande desafio – o risco é que cada um se retire para suas própria fronteiras. Retornam as fronteiras, as barreiras, os muros: a Cortina de Ferro existe de novo, mesmo se de uma outra maneira”.

“A imigração é um desafio enorme que requer prudência, caridade, misericórdia para vencer os medos, os novos nacionalismos que pareciam superados”, observou o Cardeal. “Estamos em meio a uma onda de neonacionalismos – avalia o Cardeal Schönborn – segundo a qual os bispos europeus não foram capazes de encontrar uma palavra, um encorajamento comum”. “Ainda não chegamos a isto”, comentou. “O Conselho das Conferências Episcopais Europeias ainda não pronunciou uma palavra forte sobre o desafio da Europa. Sobre as migrações dos povos e não fez nem mesmo uma análise das causas deste que é um drama europeu, do Oriente Próximo e da África”.

Por Rádio Vaticano