Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99132-4922

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Acontece em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas

Entre os dias 25 e 27 de setembro aconteceu em Brasília o I Encontro Nacional de Paróquias Salesianas. Cerca de setenta e cinco pessoas, entre párocos e leigos, participaram desses dias de formação e partilha que marcou a oficialização a Rede Salesiana de Paróquias, instituição que pretende apoiar as práticas pastorais e administrativas das paróquias confiadas aos Salesianos de Dom Bosco. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Israel Pinheiro, local propício para o acolhimento dos participantes e realização das atividades.

No primeiro dia, conduzidos pelo Pe. Nivaldo Pessinati sdb, os participantes puderam refletir sobre o tema “Partilhar e Inovar para a ressignificação da Paróquia Salesiana”. Houve também um passeio turístico pela capital federal e à noite a Santa Missa no Santuário São João Bosco, presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. A primeira noite do encontro teve ainda uma noite cultural com concerto da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília.

Já no dia 26 de setembro os trabalhos estiveram voltados para o estudo do Documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. O Pe. Antônio Xavier, da comunidade Canção Nova fez uma apresentação teórica do documento pela manhã e à tarde o Pe. Assis Moser sdb tratou do tema, mais voltado à realidade das comunidades paroquiais salesianas pelo tema “Salesianos leigos e leigas na Igreja e no mundo”. À noite houve a celebração da Santa Missa e tempo livre para a confraternização.

O último dia de encontro iniciou com Santa Missa em ação de graças por esses momentos tão ricos de partilha. Em seguida o Ir. Diego Joaquim CSsR, coordenador da Pastoral da Comunicação no regional Centro-Oeste da CNBB ofereceu uma oficina sobre a atuação dessa pastoral nas paróquias, dialogando todo o tempo com as relidades apresentadas pelos párocos e leigos e dando orientações com base nos documentos da Igreja direcionados ao trabalho de comunicação.

Nossa paróquia esteve representada pelo pároco, Pe. Vinicius Ricardo de Paula, sdb e por Vera Lucia de Assis Silva que atualmente é a secretaria da Paroquia, como representante leigo. O próximo encontro está agendado para acontecer entre os dias 24 e 26 de setembro, no mesmo local. E a presença dos leigos está confirmada, como um marco histórico a partir desse Ano Nacional do Laicato.