Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99332-3358

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Término da Formação Salesiana 2016

Encerraram-se, no último dia 11 de junho, os encontros de formação especial sobre a vida, a obra e a espiritualidade de Dom Bosco, em nossa Paróquia. Neste ano foram oferecidas 2 turmas de treinamento (conhecidas como Grupos de Formação Salesiana), sendo realizadas 34 horas/aula. Estes encontros proporcionaram um grande conhecimento dos valores deixados por Dom Bosco e que hoje são passíveis de serem aplicados em todas as nossas atividades pessoais, familiares, profissionais e espirituais. Os principais assuntos abordados foram:

  • Quem foi Dom Bosco?
  • Principais fatos/pessoas na infância e juventude de Dom Bosco.
  • Os principais aspectos do carisma salesiano.
  • Os grupos da Família Salesiana. O papel dos leigos nesta Família.
  • Missão e santidade. Deus nos quer santos. Santos salesianos.
  • O espírito do 1º oratoriano. Influência de São Francisco de Sales.
  • Nossa Senhora na vida de Dom Bosco.
  • Sistema Preventivo de Dom Bosco.
  • Espiritualidade de Dom Bosco: a caridade pastoral, centro e síntese.
  • Dom Bosco, hoje: implicações e compromissos.

Participaram destes grupos 18 formandos, entre jovens, adultos, membros da Família Salesiana (ADMA e Salesianos Cooperadores), leigos e leigas participantes ou não das diversas equipes pastorais da Paróquia. A formação foi ministrada pelo Domingos Sávio, membro do CPP e coordenador do Grupo Salesianidade da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Alguns formandos deixaram depoimentos sobre a formação:

Delma: Quão maravilhosos foram os encontros de formação sobre a vida de São João Bosco. Serei uma pessoa mais feliz depois dos nossos encontros, aprendendo que tudo vem pela Graça de Deus, pois Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. E agora sei que Ele pode fazer de mim uma obra viva de seu Amor. Foi de muito valor o aprendizado do curso.
Deus seja Louvado.

Maria Lúcia: Para mim, tudo foi alegria, por até então conhecer muito pouco sobre o carisma de Dom Bosco. A didática do curso, não só prende atenção mas desperta a vontade de aprofundar mais o conhecimento sobre a evangelização dos Salesianos.

Márcia Montagner: Por estar a muito tempo em uma Paróquia Salesiana, acreditamos já conhecer e saber tudo sobre Dom Bosco mas, quando nos aprofundamos mais, percebemos que muito pouco sabemos sobre este grande Santo…. Temos a oportunidade neste curso de discutir, refletir e nos aprofundarmos em questões que mesmo vividas por Dom Bosco, há muitos anos atrás, podem e devem ser vivenciadas e colocadas em prática em nossa vida hoje e sempre.

Ofélia: Gostei bastante do curso, aprendi muito, porém achei as perguntas que você fazia um pouco confusas, mas o que importa é falar de Dom Bosco, isso foi bem claro.

Galvão: Sou um apaixonado por Dom Bosco e, apesar de já ter lido suas memórias e biografias, e de ter participado de várias outras formações, sempre que posso não perco a oportunidade de estudar, falar e conhecer mais e mais de Dom Bosco.
Gostei do curso e acho que todas as obras salesianas deveriam ter cursos que falem da vida de Dom Bosco, seu carisma, espiritualidade e sonhos, pois, muitas pessoas das comunidades que participam das missas, festas e outros eventos não sabem quase nada da vida do santo e das Congregações e Associações criadas por Dom Bosco e de toda a Família Salesiana.

Silvania: Foi uma apresentação muito gostosa, com descobertas incríveis e apaixonantes sobre Dom Bosco. Descobri que Dom Bosco é a manifestação do próprio Jesus no meio de nós, pois ele, com sua maneira de agir, pensar e atuar juntos aos jovens e ao próximo, nos remete às atitudes de Jesus presentes nos Evangelhos. Ele com fé em Deus e em Nossa Senhora Auxiliadora enfrentou muitos desafios e perseverou na sua missão. Exemplo por nós a ser seguido em todos os momentos de nossas vidas. Obrigado Dom Bosco!!

Carmo: Considero esse curso como rara oportunidade para conhecer a vida, as obras e a espiritualidade de Dom Bosco. Participante do curso tive a alegria e a felicidade em saber o quanto esse santo acreditou e realizou tantas e tão grandiosas obras, sempre inspirado pela Santíssima Mãe Maria Auxiliadora. Após essa formação, São João Bosco passou a fazer parte das minhas orações diárias. Passei a tê-lo como mais um exemplo a ser seguido.

Montinho: Em primeiro lugar, quero agradecer pela oportunidade, além de conhecer um pouco mais a vida de Dom Bosco, também ter estado com pessoas tão interessadas na vida de um santo tão importante para a comunidade que tanto prezo. Dom Bosco, com sua espiritualidade, só me fortaleceu, em tudo que penso, especialmente em um mundo que hoje pensa muito cada um em si próprio. Pude fortalecer mais no coletivo. Foi deveras muito bom.

Vera: Aos poucos nossa comunidade vai tendo a alegria de conhecer um pouco mais a vida de Dom Bosco. Sinto–me feliz em ter participado desta formação, enfim chegou o momento! A formação foi muito boa, no convívio com os grupos. Desejo que muitos queiram conhecer mais profundamente a vida de Dom Bosco e que possamos realizar na nossa vida cotidiana a grande fé que ele tinha na Mãe Auxiliadora que tudo fez.

Leonor: Admiro muito a didática empreendida pelo Sávio, nos encontros de formação, pois facilitou bastante o aprendizado sobre Dom Bosco. Os objetivos propostos pelo curso foram atingidos, ultrapassando as expectativas, contribuindo para elevar a vida cristã de cada participante.

IMG-20160611-WA0000