Crisma

Crisma

Os encontros de formação para o Sacramento da Crisma ocorrem todos os sábados às 14h. Tendo o período de formação de um ano e meio, com início em março e término em junho do ano seguinte com a Celebração da Crisma.

Confirmação do batismo, ou crisma: é quando o batizado reafirma sua fé em Cristo, sendo ungido durante a cerimônia, recebendo os sete dons do Espírito Santo. A unção é feita pelo bispo ou padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa. É um sacramento instituído para dar oportunidade a uma pessoa – que foi batizada por decisão alheia e que tem, perante a Igreja, compromissos assumidos por outras pessoas em seu nome diante da pia batismal – de confirmar o desejo de ser membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles compromissos, depois de atingir a “idade da razão”.

Quem não foi crismado ou se recusou a renovar os compromissos do batismo, pode fazê-lo em qualquer tempo. A crisma é, portanto, um sacramento dependente, complementar ao batismo, já que não tem qualquer significação se ministrado a quem não tenha sido batizado.

Catequese da Crisma
Tem por objetivo preparar as pessoas que desejam confirmar sua fé católica para receber o Sacramento da Crisma, de modo que assumam seus papéis como cristãos e católicos, sendo luz do mundo e sal da terra.