Batismo

Batismo

O batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã, incorporando-o à comunidade católica, ao grande corpo místico de Cristo, que é a Igreja em si. O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. O batismo significa imergir “na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura”.

O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoai. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus e na Igreja. Confere também as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo. Na Igreja Católica, o sacramento do batismo tem vários símbolos, mas existem quatro principais, que são eles: água, óleo, veste branca e a vela. Cada um representa um mistério na vida do batizado.

Os significados dos símbolos:

Água: representa a passagem da vida “pagã” para uma “nova vida”. Tem o fator de purificação, lavando-nos do pecado original.
Óleo: representa a fortaleza do Espírito Santo. Antigamente, os lutadores usavam o óleo antes das lutas para deixarem seus músculos rígidos e assim poderem vencer. Na nova vida adquirida pelo batismo ele tem a mesma função, revestir o batizado para as lutas cotidianas contra as ciladas do maligno.
Veste branca: representa a nova vida adquirida pelo batismo. Quando tomamos banho vestimos uma roupa limpa, no batismo não seria diferente. Somos lavados na água e vestidos de uma nova vida.
Vela: tem dois significados: o Espírito Santo e o dom da fé. Pelo batismo somos revestidos de muitas graças e a principal é o Espirito Santo, pois seremos unidos a Deus como filhos para sermos santificados e esta santificação é realizada através do Espírito Santo. A fé é um dom fundamental para nossa vida, é através dela que reconhecemos Deus e por ela recebemos as suas graças.

INSCRIÇÃO PARA CERIMÔNIA DE BATISMO – Documentos Necessários (com cópia)
Certidão de Nascimento da Criança
Certidão de Casamento Religioso dos Pais
Padrinhos Solteiros – Certidão de Batismo
Padrinhos Casados – Certidão do Casamento Religioso
Certidão de Realização do Curso de Batismo (Validade 1 ano)

TAXA: R$ 50,00

 

Curso de Preparação para o Batismo
Tem por objetivo criar condições para que pais e padrinhos sejam sensibilizados a acolher as verdades de nossa fé, preparando-os para a responsabilidade e seriedade que assumirão com seus filhos e afilhados pelo sacramento do Batismo que receberão, bem como incentivá-los a viverem a Palavra de Deus.

Para realização do curso, se dirigir diretamente a Secretaria Paroquial para realizar a Inscrição, lembrando que:
Pais – Preencher a Ficha de Inscrição e apresentar a Certidão de Nascimento da Criança com Cópia e Certidão de Casamento com cópia.
Padrinho ou Madrinha – Preencher a Ficha de Inscrição e apresar Certidão de Batismo com cópia.

TAXA: R$ 50,00

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTREM EM CONTATO COM A SECRETARIA PAROQUIAL.

EXPEDIENTE:
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 19h

(19) 3241.9713 / 3242.0899 / 3744.6842
secretaria@auxiliadoracampinas.org.br