Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99332-3358

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

GAM faz retiro sobre Serviço e Vocação

Jovens Missionários da Paróquia aproveitaram um final de semana para se aprofundarem na fé e ter um momento forte de espiritualidade

Nos dias 19 e 20 de julho, o GAM (Grupo de Animação Missionária), da paróquia se reuniu em São Paulo, no Colégio Santa Inês, para um retiro de dois dias. Recebidos pela Irmã Dorce Rampi, FMA, econôma da Inspetoria Santa Catarina de Sena, tivemos um final de semana de muita reflexão a cerca do tema: “Servos de Deus e suas vocações: exemplos a serem seguidos”.
No sábado, dia 19, pela manhã, a formação foi feita pelo diácono Rafael Galvão, SDB, da Paróquia São João Bosco da Lapa (São Paulo), com o tema “Exemplos de vocação e serviço na Bíblia”. Já no período da tarde, quem conduziu a formação sobre Serviço Salesiano foi a própria Irmã Dorce. Depois do jantar nos reunimos na capela do colégio com Pe. Edson Castilho, SDB, Inspetor dos Salesianos em São Paulo, para um momento de espiritualidade, reflexão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Um momento de forte espiritualidade e intimidade com Cristo Eucarístico.
Depois de uma noite de descanso, recebemos logo pela manhã o Padre Thales Epov, SDB, responsável pela Pastoral do Colégio Salesiano Santa Teresinha (São Paulo). Com ele, vivenciamos o domingo como um grande Dia do Senhor. Ele rezou com a gente uma missa que se iniciou pela manhã e foi finalizada no fim da tarde, separada de forma que pudéssemos vivenciar melhor cada parte da liturgia.
Durante essa grande celebração, tivemos no Ato Penitencial um período de exame de consciência durante um momento de deserto, além da possibilidade de nos confessarmos com o sacerdote e recebermos orientações da Irmã Dorce. Terminamos a manhã com um momento festivo do Glória, após a absolvição.
Depois do almoço, continuamos com a missa, realizando um Estudo Bíblico a cerca das Leituras e do Evangelho do dia, com o Padre Sérgio Baldin, Diretor do Instituto Dom Bosco Bom Retiro. Ele ainda nos explicou como ocorre a construção da homilia da missa, nos preparando para celebrações da Palavra que por vezes organizamos em missão, além de nos dar dicas para estudar a Bíblia profundamente. Encerramos o dia com a Liturgia Eucarística e a comunhão, novamente na capela. Padre Thales, que presidiu o momento, permitiu que a celebração se tornasse ainda mais especial ao nos convidar para ficarmos em volta do altar.
Antes de voltamos para Campinas, fomos recebidos com um lanche preparado especialmente pelo pai e irmão de duas missionárias do grupo, Isaias e Rafael Ribeiro, que dedicaram o final de semana inteiro para preparar todas as nossas refeições.

Por Larissa Cascaldi e Marina Ribeiro

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.