Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99332-3358

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

No último dia 02.05 encerrou-se a 4ª turma de formação sobre a vida, obra e espiritualidade de Dom Bosco. O encontro proporcionou um estudo sobre aspectos do carisma salesiano, a influência de São Francisco de Sales sobre a obra de São João Bosco, a participação de Nossa Senhora, o Sistema Preventivo, a espiritualidade de Dom Bosco tendo a caridade pastoral como centro e síntese e, como conclusão, implicações e compromissos deste estudo, hoje, na vida do leigo na Igreja com foco no Ano do Laicato.

Escutemos alguns testemunhos sobre esse aprofundamento de salesianidade:

– Segunda uma das participantes, Cristiane Chiba, “a formação muito acrescentou na minha caminhada como paroquiana e serva de Deus! O exemplo da vida de Dom Bosco e a trabalho deixado por ele nos mostra que Deus escolhe pessoas que são muito especiais para fazer cumprir a sua obra, que  é: “amar o próximo assim como Eu vos amei”. E para nós, que aos olhos de Deus, somos também especiais, dentro das nossas limitações humanas, que possamos nos servir deste exemplo para praticar, no nosso dia-dia, atitudes de como ser bons cristãos, não só dentro da nossa casa, mas na sociedade em que vivemos… que possamos dentro de toda nossa limitação, ser para o outro, um sinal de Cristo”.

Para Cristiane Simioni “O curso foi rico em conteúdo, fico imaginando o arcabouço de informações e ensinamentos que o instrutor possui. Não houve sequer um questionamento ou dúvida que não fosse solucionada. O curso foi revestido de suavidade, amor e alegria, transmitido tudo de forma clara, alegre e muito didática. O curso foi efetuado com muita responsabilidade e também com respeito às pessoas, teve horário de início e fim que sempre foram cumpridos. Embora ficaríamos até mais tempo para ouvirmos sobre a vida, obra e legado do grande São João Bosco. O curso ficou com gostinho de “quero mais”, tanto que voltei a ler alguns livros que tenho sobre a vida de Dom Bosco. O mais interessante é o quanto isso foi bom na vida de cada um dos participantes e o quanto irá produzir frutos.”

E também contribui conosco a Claudia Matias com essas palavras: “Inicialmente, quero expressar minha gratidão a Deus por mais essa oportunidade e esse chamado. Faço parte da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora há vários anos, mais de dez, já tenho contato com palestras, livros e orientações sobre D. Bosco e a sobre a vida salesiana. Entretanto, nossos encontros consolidaram princípios e fortaleceram atitudes que são importantes para minha vida pessoal e em comunidade. As aulas foram assertivas e profundas, ao mesmo tempo leves, e didáticas. As dinâmicas e exercícios individuais e em grupo, criaram oportunidades de reflexões muito significativas. Percebi esse aspecto também em outras pessoas do grupo pelos depoimentos, emoções e dificuldades que manifestaram estar vivendo, procurando caminhos para enfrentar e lidar. Obrigada por sua dedicação. O engajamento e envolvimento é também um diferencial forte do curso pois, como D. Bosco nos ensina, a liderança pelo exemplo é fundamental para nosso exercício cristão. Gostaria de me manter envolvida e vinculada para maior desenvolvimento, no grupo que se reúne mensalmente. Ficarei no aguardo quanto a próxima reunião. Foi especial, gratificante e muito importante participar da Formação Salesiana.

Agradeço também a todos que apoiam e trabalham para que esse curso aconteça.