Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330, - Campinas, SP

(19) 3241-9713 | 3242-0899    (19) 99332-3358

contato@auxiliadoracampinas.org.br

Secretaria

Festa de São Mateus, apóstolo e evangelista

mateus

  • Festa, Cor Vermelha , Gl, Prefácio dos Apóstolos
  • Ofício Festivo próprio
  • Tempo Comum
  • 1ª Leitura – (Ef 4,1-7.11-13)
  • Salmo – Salmo 18
  • Evangelho – (Mt 9,9-13)

INTROITOIde e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei (Mt 18,19s).

COMUNHÃOEu não vim chamar os justos, e sim os pecadores, diz o Senhor (Mt 9,13).

A FESTA De São Mateus é celebrada nesta segunda-feira, 21/09, nas missas às 7:00 e às 19:30, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

——————————————————————————————————————————————————-

A Festa de São Mateus é celebrada nesta segunda-feira. A cor litúrgica é vermelha, o hino de louvor deve ser cantado com alegria. Há apenas uma leitura, o salmo e o evangelho, além do prefácio eucarístico dos Apóstolos.

Evangelista

Mateus é tido como o redator do primeiro Evangelho do cânone. Desde o início do século passado, pesquisadores da bíblia tem encontrado evidencias de seu Evangelho ser, na realidade, um pseudo-epígrafe. Um Evangelho de autoria desconhecida, dada a outro autor. O Evangelho mais antigo não seria o de Mateus, mas sim o de Marcos.

De acordo com pesquisas atuais, os textos de Mateus e Lucas teriam baseado-se em algumas fontes anteriores, no caso de Mateus, o misterioso Evangelho dos Hebreus, escrito perdido, que sobreviveu, em partes, por citações dos pais da Igreja. A tradição de Mateus viria do Evangelho dos Hebreus, mas também da famosa Fonte Q, do próprio Marcos e de uma fonte comum a Lucas. Estas conclusões aparecem, pois há relatos comuns aos evangelistas. Há relatos descritos nos três evangelhos sinóticos, outros descritos por duplas: (Mateus e Marcos), (Lucas e Mateus) e (Marcos e Lucas).

A Fonte Q compõe grande parte da tradição dos Evangelhos Sinóticos (Marcos, Mateus e Lucas) e um de seus possíveis remanescentes seria o controvertido Evangelho de Tomé.

Por Thiago – Cantinho da Liturgia

evangelistas

Os Quatro Evangelistas

São Mateus – Portal Paulus

A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.

Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.

É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como:“Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem.” e ainda:“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

Com Judas, porém, ficou o encargo de “caixa” da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!

Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.

São Mateus, rogai por nós!

——————————————————————————————————————————————————-

 

  • Festa, Cor Vermelha , Gl, Prefácio dos Apóstolos
  • Ofício Festivo próprio
  • Tempo Comum
  • 1ª Leitura – (Ef 4,1-7.11-13)
  • Salmo – Salmo 18
  • Evangelho – (Mt 9,9-13)

1ª Leitura

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Responsório

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

 — Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!

Evangelho 

R. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

V. A vós, ó Deus louvamos, a vós, Senhor cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos. R — O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Deixe o seu comentário





[bws_google_captcha]

* campos obrigatórios.