Festa de São João Bosco

Confira os cânticos para a Festa de São João Bosco, em nosso folheto paroquial (CLIQUE AQUI)!

  • Festivo, Cor Branca, Prefácio de São João Bosco
  • Ofício da festa
  • Tempo Comum
  • 1ª Leitura – (Ez 34,11-12. 15-16. 23-24. 30.31)
  • Responsório – (Jr 31,7b.9b.10.20)
  • 2ª Leitura  –(Fl 4,4-9)
  • Evangelho – (Mt 18,1-6.10)

Introito: O Senhor deu-lhe sabedoria e prudência e um coração tão grande como as praias à beira mar.

Oração: Oremos, Senhor, nosso Deus, suscitastes São João Bosco, para dar aos adolescentes um Pai e mestre, e quisestes que ele, com o auxílio da Virgem Maria, trabalhasse para o bem de vossa Igreja. Inspirai-nos o mesmo amor que nos leve a procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs, para servir somente a vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Comunhão: “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. (Jo 13,34)

ESTA MISSA SERÁ CELEBRADA NESTA TERÇA-FEIRA, 31 DE JANEIRO, ÀS 7H E ÀS 19H30, NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA. APÓS A MISSA DAS 19H30, FAREMOS UMA CONFRATERNIZAÇÃO PAROQUIAL. PEDIMOS A CONTRIBUIÇÃO COM UM PRATO DE SALGADO + REFRIGERANTE. VENHAM TODOS!


São João Bosco, declarado Pai e Mestre da Juventude, é comemorado por todos aqueles que se dedicam à caridade aos pequeninos e marginalizados, sobretudo os jovens. No dia 31/01, a Igreja dedica a memória litúrgica ao aniversário de morte de Joãozinho Bosco, dia de sua entrada na casa eterna de Cristo. Os irmãos da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, conhecidos como Salesianos, comemoram esta memória litúrgica em tom festivo.

LITURGIA

No calendário geral, a Igreja fixou 31/01 como memória litúrgica de João Bosco. Conforme as normas litúrgicas, as memórias dos santos padroeiros podem ser consideradas festa ou solenidades para a Ordem, Paróquia ou Arquidiocese de que são padroeiros. Em nossa paróquia esta data será Festiva, pois Dom Bosco é, além de Padroeiro dos Salesianos, o responsável pela criação da sociedade que ergueria, mais tarde, a nossa querida Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

A cor litúrgica é o branco e há a leitura do prefácio dos Santos Pastores. Nas paróquias em que esta data é festiva, o Hino de Louvor deve ser cantado alegremente e as leituras do dia são substituídas pela liturgia dedicada à Dom Bosco. Neste ano, não celebraremos o 4º Domingo do Tempo Comum, para celebrarmos esta festa tão cara às paróquias Salesianas. Como ocorre no domingo, 31/01, no sábado também celebramos esta liturgia, como o costume semanal.

Por Thiago – Cantinho da Liturgia

SÃO JOÃO BOSCO (Canção Nova wiki)

Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Becchi, na Itália, numa família de camponeses pobres. Ficou órfão de pai com dois anos. Sua mãe, Margarida, era uma mulher forte e decidida. Criou os três filhos sozinha. Um misterioso sonho marcou a vida de João Bosco aos nove anos. Os anos que se seguiram foram orientados por esse sonho. Margarida Bosco suportou humilhações e cansaços extremos para que seu filho chegasse a ser padre.

Ordenou-se sacerdote em 1841, em Turim, Itália. O mundo passava por grandes transformações. Na miséria desoladora dos subúrbios havia jovens desocupados, sem rumo, famintos. Aí o novo sacerdote identificou com quem dedicaria a sua vida. Dom Bosco faria de tudo para impedir que jovens abandonados fossem obrigados a roubar para comer e acabar nas prisões.

Reuniu esses meninos. Nasceu o primeiro Oratório, um lugar onde pudessem morar, trabalhar, rezar. Mais uma vez, sua mãe se sacrificaria. Deixou sua casa no campo e veio trabalhar como cozinheira e lavadeira dos meninos. Em 1853, começavam a funcionar as primeiras oficinas, nas quais o próprio Dom Bosco ensinava. Entre os jovens que consideram a Dom Bosco como pai e mestre, alguns pedem-lhe para “ser como ele”. Nasce assim a Congregação Salesiana, em 1854. Hoje os Salesianos estão presentes em mais de 150 países.

Em 1860, o primeiro menino de Dom Bosco ordena-se padre. No início de 1872, funda com Madre Mazzarello o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o ramo feminino da Congregação. Dom Bosco idealizou uma grande família para se dedicar ao ensino e catequese dos meninos e meninas abandonados.

Hoje, no mundo todo, a Família Salesiana é composta, além de padres e irmãs, pelos Cooperadores, Coadjutores e os Salesianos leigos, formados em sua maioria pelos Ex-Alunos, que atuam em oratórios, escolas, dedicam-se ao ensino profissionalizante etc. Mas a maior obra que Dom Bosco deixou para a Igreja é o seu sistema de educar os jovens, baseado em três palavras: razão, religião e bondade. O santo dos jovens, morreu no dia 31 de janeiro de 1888, com 72 anos. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é também o padroeiro de Brasília-DF.

Liturgia das Horas

No Ofício Divino, a Festa de Dom Bosco não é esquecida! Dentro do Ofício das Leituras, a segunda leitura é a própria Epístola de São João Bosco, em que explica seu amor pelos jovens desfavorecidos.

Sempre trabalhei com amor

“Antes de mais nada, se queremos ser amigos do verdadeiro bem de nossos alunos e levá-los ao cumprimento de seus deveres, é indispensável jamais vos esquecerdes de que representais os pais desta querida juventude. Ela foi sempre o terno objeto dos meus trabalhos, dos meus estudos e do meu ministério sacerdotal; não apenas meu, mas da cara congregação salesiana.

Quantas vezes, meus filhinhos, no decurso de toda a minha vida, tive de me convencer desta grande verdade! É mais fácil encolerizar-se do que ter paciência, ameaçar uma criança do que persuadi-la. Direi mesmo que é mais cômodo, para nossa impaciência e nossa soberba, castigar os que resistem do que corrigi-los, suportando-os com firmeza e suavidade.

Tomai cuidado para que ninguém vos julgue dominados por um ímpeto de violenta indignação. É muito difícil, quando se castiga, conservar aquela calma tão necessária para afastar qualquer dúvida de que agimos para demonstrar a nossa autoridade ou descarregar o próprio mau humor. Consideremos como nossos filhos aqueles sobre os quais exercemos certo poder. Ponhamo-nos a seu serviço, assim como Jesus, que veio para obedecer e não para dar ordens; envergonhemo-nos de tudo o que nos possa dar aparência de dominadores; e se algum domínio exercemos sobre eles, é para melhor servirmos.

Assim procedia Jesus com seus apóstolos; tolerava-os na sua ignorância e rudeza, e até mesmo na sua pouca fidelidade. A afeição e a familiaridade com que tratava os pecadores eram tais que em alguns causava espanto, em outros escândalo, mas em muitos infundia a esperança de receber o perdão de Deus. Por isso nos ordenou que aprendêssemos dele a ser mansos e humildes de coração.

Uma vez que são nossos filhos, afastemos toda cólera quando devemos corrigir-lhes as faltas ou, pelo menos, a moderemos de tal modo que pareça totalmente dominada.

Nada de agitação de ânimo, nada de desprezo no olhar, nada de injúrias nos lábios; então sereis verdadeiros pais e conseguireis uma verdadeira correção.

Em determinados momentos muito graves, vale mais uma recomendação a Deus, um ato de humildade perante ele, do que uma tempestade de palavras que só fazem mal a quem as ouve e não têm proveito algum para quem as merece.”

SÃO JOÃO BOSCO

 


 

1ª LEITURA

Leitura do Livro da Profecia de Ezequiel

Assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu mesmo buscarei minhas ovelhas e tomarei conta delas. Como o pastor toma conta do rebanho quando ele próprio se encontra no meio das ovelhas dispersadas, assim irei visitar as minhas ovelhas e as resgatarei de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Eu mesmo
apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar – oráculo do Senhor Deus. Procurarei a ovelha perdida,
reconduzirei a desgarrada, enfaixarei a da perna quebrada, fortalecerei a doente, e vigiarei a ovelha gorda
e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. Para apascentá-las estabelecerei sobre elas um único pastor,
o meu servo Davi: ele as apascentará e lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, serei o seu Deus e o meu servo
Davi será príncipe entre eles. Eu, o Senhor, falei. Assim saberão que eu, o Senhor, sou o Deus-com-eles, e eles
o meu povo, a casa de Israel – oráculo do Senhor. E quanto a vós, minhas ovelhas, ovelhas de minha
pastagem, vós sereis seres humanos, e eu sou o vosso Deus – oráculo do Senhor”

Responsório

-COMO UM PASTOR TOMA CONTA DO REBANHO ASSIM VOU CUIDAR DAS MINHAS OVELHAS 

– Aclamai a Jacó alegremente. Cantai hinos à primeira das nações! Soltai a voz! Cantai! Dizei: “Senhor, salva teu povo, o que restava de Israel”! Faço-o caminhar entre arroios de água, Por caminhos planos, onde não tropeçam; Eu sou pai para Israel, Efraim é meu filho querido.

-Ouvi, nações, a palavra do Senhor,Anunciai às terras distantes: Dizei: “Aquele mesmo que dispersou Israel
Vai reuni-lo novamente, e dele cuidará qual pastor ao seu rebanho.

-Não será Efraim o meu filho querido? Não será ele um filho tão amado Que, quanto mais dele falo, Mais vontade tenho de lembrá-lo? Por ele meu coração palpita, Tenho de compadecer dele”! – diz o Senhor

2ª LEITURA

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.

Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos. Seja a vossa amabilidade conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que supera todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável, ou de qualquer modo mereça louvor.
Praticai o que de mim aprendestes, recebestes e ouvistes, ou em mim observastes. E o Deus da paz estará convosco.

EVANGELHO

R: Aleluia! Aleluia! Aleluia!

V:. Eu vos dei o exemplo, diz o Senhor, para que façais como eu fiz para vós. (Jo 13,15)

Ou (escolhe-se um dos versículos)

V: Diz o Senhor: “O Servo não é maior do que o seu senhor. O mensageiro não é maior do que aquele que o enviou”. (Jo 13,16b).

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior do Reino dos Céus”? Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança com esta, estará acolhendo a mim mesmo. Cuidado! Não desprezeis um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.