Espaço valdocco › 25/11/2015

Espaço Valdocco 73 – O Início das Missões Salesianas

Entre 1871 e 1872 Dom Bosco teve um sonho dramático. Ele o narrou ao Papa Pio IX e, depois, a alguns dos seus padres salesianos. Resumidamente, assim foi narrado o sonho:

“Pareceu-me estar numa região selvagem e desconhecida… Nas longínquas extremidades levantavam-se escabrosas montanhas… Vi turbas de homens que a percorriam. Estavam quase nus, de estatura extraordinária e aspecto feroz. Tinham cabelos longos e eram, de cor, abronzeados e morenos. Estavam vestidos somente de largas capas, ou mantos, de pele de animais, que lhes pendiam dos ombros. Por armas usavam uma lança comprida.

Aquelas dispersas tribos de homens ofereciam ao olhar cenas variadas: alguns corriam à caça atacando as feras; outros caminhavam, carregando, enfiados na ponta das lanças, pedaços de carnes sanguinolentas. Uns combatiam entre si,…, e o terreno estava esparso de cadáveres. E eis que surgem da extremidade da planície muitas pessoas: pela roupa e pelo modo de agir percebi que eram missionários de várias Ordens Religiosas. Avizinharam-se a fim de pregar àqueles bárbaros a religião de Jesus Cristo… Avançaram para o meio daqueles selvagens. Os bárbaros, porém, apenas os viram, com furor os enfrentaram e trucidaram… Após haver visto aquelas cenas terríveis, disse de mim para comigo: ‘Como fazer para converter essa gente assim tão brutal?’

Nesse ínterim vi, ao longe,… outros missionários que se aproximavam dos selvagens, precedidos por uma multidão de jovenzinhos… Vi então que eram clérigos e padres salesianos. Todos eram missionários de nossa Congregação, os Salesianos…

… Notei que o comparecimento destes missionários salesianos causava alegria a todos aqueles indivíduos bárbaros. Abaixaram as armas, depuseram mesmo a ferocidade e acolheram os nossos com todas as demonstrações de cortesia… Fiquei, longo tempo, a observar: os missionários recitavam o Rosário, e os selvagens respondiam; ajoelharam-se, e os selvagens também dobraram os joelhos. E eis que um dos salesianos entoa o canto ‘Louvai a Maria, ó línguas fiéis’, e todos os selvagens continuam o canto, com tanta força de voz que eu, muito espantado, acordei”.

Esse sonho teve notável peso na vida de Dom Bosco. Desse momento em diante procura saber qual seja a região missionária destinada pela Providência para os seus salesianos.

Quando Dom Bosco morreu, na América Latina trabalhavam 150 missionários salesianos e 50 religiosas salesianas. Estavam sediados em cinco nações: Argentina, Uruguai, Brasil, Chile e Equador.

ADAPTAÇÃO E LOCUÇÃO: Domingos Sávio